MP debate formas de tratar resíduos sólidos

O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa deve reunir mais de 400 participantes nesta sexta-feira (4/10), na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), no Jardim Goiás, a partir das 9 horas.

Postado em: 03-10-2019 às 12h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: MP debate formas de tratar resíduos sólidos
O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa deve reunir mais de 400 participantes nesta sexta-feira (4/10), na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), no Jardim Goiás, a partir das 9 horas.

Da Redação

Quais os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos? Como implantar logística reversa dos descartes de embalagem, reciclar e  como garantir a sustentabilidade de gestão integrada de resíduos sólidos? Estes serão os temas de seminário promovido pelo Ministério Público de Goiás que deve reunir mais de 400 participantes nesta sexta-feira (4).

O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa discutem esses temas amanhã (4), na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), no Jardim Goiás, a partir das 9 horas. De acordo os organizadores do evento – a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e o MP-GO, por meio da Escola Superior do Ministério Público (Esump) e da Área de Meio Ambiente e do Consumidor do Centro de Apoio Operacional, até o momento, existem 400 inscritos.

Continua após a publicidade

Integrantes do MP-GO, representantes de Secretarias Municipais de Meio Ambiente de todo o Estado, prefeitos, empresariado e profissionais ligados ao setor se juntarão a especialistas da Abrampa; dos MPs de Goiás, São Paulo e Maranhão; da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (abetre); e do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo) para debater o problema de destinação do lixo.

Entidades como a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), a Coalização Embalagens, a Associação Ambiental para Coleta e Gestão do Óleo Lubrificante Usado (Ambioluc), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Associação Brasileira de Produtores de Lata de Alumínio (Abralatas), a Cooperativa Rama de Goiânia e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) também integram os diversos painéis previstos no seminário.

As principais discussões serão sobre os desafios para uma perspectiva sustentável da Política Nacional de Resíduos Sólidos (às 9h30), logística reversa na embalagem em geral (às 11 horas), experiências de logística reversa e destinação final de resíduos (às 14 horas) e reciclagem de resíduos como suporte à sustentabilidade de gestão integrada de resíduos sólidos (às 15h45). 

* Com informações do MPGO

Veja Também