Campanha de vacinação contra o sarampo inicia na próxima segunda-feira

Primeira etapa será realizada de forma seletiva para crianças de seis meses a menores de cinco anos a partir da próxima segunda-feira, 7 de outubro

Postado em: 04-10-2019 às 10h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha de vacinação contra o sarampo inicia na próxima segunda-feira
Primeira etapa será realizada de forma seletiva para crianças de seis meses a menores de cinco anos a partir da próxima segunda-feira, 7 de outubro

Da Redação

O Governo do Estado de Goiás realizará a partir da próxima segunda-feira, 7 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de forma seletiva. A estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população. Este ano, em Goiás, foram confirmados quatro casos da doença. 

A primeira etapa, que segue até o dia 29, se destina à vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas ou com a caderneta de vacinação incompleta. O dia “D” de mobilização nacional será realizado em 19 de outubro.

Continua após a publicidade

Em entrevista coletiva, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, apresentou que atualmente a cobertura vacinal de crianças com um ano de idade no Estado é de 84,25%. “Nós temos uma cobertura vacinal baixa em todo o Estado, no Brasil essa taxa está ainda mais baixa. Nossa meta é vacinar pelo menos 95% da pessoas dos grupos prioritários”, disse.

Alexandrino destacou a necessidade da população se mobilizar em prol da vacinação contra o Sarampo. “A vacina é extremamente segura e esse movimento que existe de desestimulo da vacinação não é uma medida salutar. É uma grande irresponsabilidade que impacta toda uma sociedade com a proliferação dos vírus”, explicou. 

Para a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Clarice Carvalho dos Santos, a prioridade do grupo de crianças estar na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019 em outros Estados. Segundo ela, as crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Clarice alerta que nesta fase os pais e responsáveis têm um papel importante no processo de controle da doença. “Eles devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, explica. Já no período de 18 a 30 de novembro será realizada a vacinação de adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que tenham a caderneta de vacinação incompleta ou ainda não sejam imunizados. O dia “D” de mobilização nacional para grupo ocorrerá em 30 de novembro. O número de casos confirmados desde 2018 nesta faixa etária é expressivo em todo o país.

Nas duas fases, os postos de vacinação funcionarão das 7h às 17h, com o envolvimento de 1.800 pessoas. Em Goiás são mais de 900 postos espalhados entre os 246 municípios. A SES-GO já recebeu do Ministério da Saúde as 80 mil doses da vacina Tríplice Viral  (contra sarampo, caxumba e rubéola) para serem aplicadas na primeira fase da campanha e as encaminhou às 18 Regionais de Saúde para distribuição às cidades do Estado.que de imunobiológicos.  

Veja Também