População tenta amenizar calor

Em média, duas mil pessoas frequentam o Clube do Povo mensalmente para fugir do calor.

Postado em: 08-10-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: População tenta amenizar calor
Em média, duas mil pessoas frequentam o Clube do Povo mensalmente para fugir do calor.

Igor Caldas

Mesmo com as poucas chuvas isoladas, as altas temperaturas ainda predominam. Algumas pessoas não ficam esperando a água cair do céu e lotam as piscinas dos clubes da Capital. No entanto, para quem não é sócio de clubes em Goiânia precisa desembolsar em média R$ 25 para aproveitar o dia nesses locais.  Uma opção gratuita para prática de atividades aquáticas é o Clube do Povo na Vila Mutirão. Nos meses de ausência das chuvas, a procura por atividades aquáticas no clube quase dobrou. Em média, duas mil pessoas frequentam o local mensalmente.

Além do lazer do fim de semana, o Clube do Povo oferece atividades físicas gratuitas durante a semana. Segundo o supervisor do Clube do Povo, Arnaldo Alves, a procura do público pelas atividades aquáticas aumentou cerca de 40% por causa do calor. A hidroginástica é a atividade física mais procurada no Clube. “Aumentou muito a procura por exercícios aquáticos por causa do calor. Todo dia vem gente aqui atrás de inscrição para as aulas feitas nas piscinas”. O clube atende cerca de 600 pessoas nas atividades de hidroginástica e cerca de 200 alunos na natação vespertina e matutina.

Continua após a publicidade

Lindamar de Oliveira já entrou na melhor idade e os exercícios que faz na hidroginástica do Clube do Povo são essenciais para que ela tenha uma qualidade de vida. Ela foi diagnosticada com discopatia degenerativa. Uma alteração caracterizada por desgaste ou rupturas absolutamente normais e naturais que ocorrem nos discos, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras da coluna.

“Eu já passei por quatro cirurgias por causa das minhas dores nas costas. Hoje, o único exercício que eu posso fazer é a hidroginástica. Não posso ficar parada”, afirma. Discopatia degenerativa é uma manifestação natural do envelhecimento que ocorre em maior ou menor grau em todas as pessoas. No entanto, nem todos desenvolvem sintomas, pois essa condição degenerativa do disco é bastante variável em sua natureza e gravidade. Lindamar tem um quadro grave da doença, e precisa dos exercícios para aliviar suas dores nas costas.

A dona de casa Iolanda Maria, 62 anos, faz prática gratuita de atividades aquáticas no Clube do Povo há pelo menos 10 anos. Depois de passar por uma cirurgia que a livrou de um câncer, Iolanda começou a fazer aulas de hidroginástica por recomendação médica. “Eu sentia muita dor depois da cirurgia. Às vezes não conseguia nem me levantar da cama. O que me curou foi a prática da hidroginástica aqui no clube”, ela ainda afirma que não sente mais dores depois que começou a fazer a atividade física.

Iolanda revela que aprendeu a nadar com as aulas de natação oferecidas pelo Clube do Povo. “Eu já tinha feito 50 anos e não sabia nadar. Aí via aquele povo dando braçada na piscina e me dava muita vontade de aprender. Mas eu tinha medo. Na época, a professora me estimulou a tentar. Eu venci meus medos e aprendi a nadar”. Iolanda faz apenas prática da hidroginástica atualmente. Ela ainda afirma que o esporte trouxe muita qualidade de vida após a cirurgia.

 

Esportes aquáticos trazem qualidade de vida 

Além de refrescante, o exercício físico aquático é muito benéfico para a saúde, principalmente em idosos. O ortopedista Sandro Reginaldo afirma que a hidroginástica melhora o condicionamento muscular, traz mais ânimo na vida de quem já chegou na melhor idade. “Além do fortalecimento muscular, a hidroginástica traz o benefício do condicionamento aeróbio, digamos que isso é o mesmo que o preparo físico. Dessa forma, o idoso passa a ter mais ânimo no seu dia a dia”, afirma o médico.

A hidroginástica se tornou o alívio das dores causadas pela artrose de Norberto Pereira há dois anos. “Eu aproveito que o clube é aqui do lado e venho fazer hidroginástica. Foi muito bom para frear as dores que eu tinha nas articulações”, afirma Norberto. 

O ortopedista, Sandro Reginaldo, explica porque a hidroginástica beneficia estas situações. “Quando você tem uma musculatura melhor preparada, você diminui o impacto dos movimentos nas articulações, por isso é que vai melhorar a questão das dores causadas por artrite e artrose.

O médico ainda diz que esportes aquáticos também trazem muitos benefícios às crianças e adolescentes. Mas ressalta que todas as pessoas devem fazer a prática do esporte aquático de forma orientada. “É muito importante que tanto a criança quanto o idoso tenham uma avaliação prévia do ponto de vista ortopédico, clínico e cardiológico para saber se a pessoa está apta a praticar esse tipo de atividade”. O médico também afirma que para evitar problemas de saúde, a atividade física deve ser praticada regularmente, sempre com orientação de um profissional adequado.

Inscrições

As inscrições para as aulas são abertas duas vezes por ano. No mês de janeiro e agosto. Arnaldo admite que a demanda pelas inscrições é maior do que a oferta. “É muita gente que quer participar das aulas gratuitas. Nunca dá para todo mundo que quer fazer. O número de vagas não é suficiente”. O supervisor acredita que não seria possível realizar uma ampliação no Clube do Povo. “Aqui é uma região muito carente desse tipo de espaço. Para atender todo mundo, teria que ser construída outra estrutura semelhante”.

Ele afirma que, o público comparece em peso para o lazer nos finais de semana. O recorde de lotação do clube foi de 588 pessoas no fim de semana.  O supervisor reitera que todas as aulas oferecidas no Clube do Povo são gratuitas. A população pode desfrutar da prática da Hidroginástica, Natação, Futebol, Futsal, Ginástica Localizada e Capoeira. Ao todo, cerca de mil pessoas estão inscritas nas modalidades esportivas. Todas contam com orientação de professores.

As aulas esportivas são oferecidas ao longo da semana e o espaço com campo de futebol, ginásio, três piscinas e churrasqueiras fica livre para o lazer da população aos sábados e domingos. Arnaldo Alves afirma que não há comercialização de nenhum produto dentro do clube. “Aqui não se vende nada. As famílias devem trazer tudo o que consumirem nas dependências do clube. O uso das churrasqueiras é liberado”. O supervisor reitera que o uso de bebidas alcoólicas é proibido no Clube do Povo. “Churrasco aqui, só com suco ou refrigerante”, afirma.

No dia 13 de outubro o Clube terá uma programação especial. O espaço vai oferecer apresentações de todas as modalidades de esporte praticadas no espaço. O Clube do Povo foi inaugurado em 2007, revitalizado e reaberto em maio de 2018. Conta com campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parque de areia, quiosques e da sede administrativa, além de piscinas e churrasqueiras. O clube recebe cerca de 2 mil pessoas por mês. (Igor Caldas em Especial para O Hoje) 

Serviço

O Clube do Povo 

Local: Região Noroeste De Goiânia no endereço rua VF 15 com Samir Hellow, Setor Vila Finsocial. 

Saiba mais: O clube oferece atividades orientadas por profissionais em Futebol de Salão, Futsal, natação, hidroginástica, Capoeira e Ginástica localizada. 

Valor: As aulas são gratuitas. 

Telefone: (62) 3524-3599 

Veja Também