Cais Cândida de Morais será reformado em 15 dias

Alvo de reclamações, a unidade de saúde já estava no cronograma de reformas (Foto: Divulgação TV Anhaguera)

Postado em: 02-10-2019 às 18h02
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Cais Cândida de Morais será reformado em 15 dias
Alvo de reclamações, a unidade de saúde já estava no cronograma de reformas (Foto: Divulgação TV Anhaguera)

Daniell Alves

O Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Setor Cândida de Morais, na Região Norte de Goiânia, vai ser reformado nos próximos meses. Segundo o superintendente de Rede e Atenção à Saúde, Silvio José de Queiroz, a unidade deve ser fechada em 15 dias. Todos os pacientes serão orientados a procurar outras unidades mais próximas. Os funcionários devem ser realocados para outros Centros.

A unidade recebeu várias reclamações dos pacientes por causa da infraestrutura precária. Foram apontados problemas como infiltração e pedaços de concretos saindo pelas paredes. “A situação é precária aqui, caindo aos pedaços, mas não tem outra opção”, diz uma paciente que prefere não se identificar.

Continua após a publicidade

Uma mulher que frequenta a unidade também afirma que algumas salas estão em situação precária. Segundo ela, o Centro necessita realmente de uma estrutura melhor para atender a população.

O superintendente explica que o Cais já estava no cronograma de reformas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A reforma terá investimentos próprios da SMS e deve durar cerca de três meses. Os usuários que costumam frequentar o Cais Cândida de Morais podem procurar outras unidades próximas, como a do Centro de Saúde do Jardim Planalto, inaugurado recentemente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Vila Mutirão e do Setor Finsocial.

A SMS informa que os Cais, além do atendimento ambulatorial feito com hora marcada, também recebem pacientes em estado de urgência e emergência. Cada unidade possui um quadro de profissionais próprio, bem como horários de funcionamento distintos.

O usuário que necessita de atendimento de urgência ou emergência deve se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou, em casos graves, entrar em contato com o SAMU Goiânia pelo número 192. “Na Unidade de Saúde o paciente é recepcionado, encaminhado para classificação de risco onde o usuário é identificado de acordo com a classificação de urgência do mais grave para o menos grave respectivamente, pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul. Após essas duas etapas o paciente é atendido pelo profissional médico obedecendo a ordem de gravidade”, informa a SMS.

 

Veja Também