O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Operação 404

Operação do Governo Federal derruba sites e aplicativos piratas

Ao todo, ‘Operação 404’ do Ministério da Justiça identificou 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegais; prejuízos são estimas em R$ 9 bilhões – Foto: Reprodução.

Postado em 1 de novembro de 2019 por Nielton Soares
Operação do Governo Federal derruba sites e aplicativos piratas
Ao todo

Nielton Soares

O Ministério da Justiça, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas, deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação 404 que mira os crimes praticados contra a propriedade intelectual.

Em entrevista coletiva, o coordenador da operação, delegado Alessandro Barreto, apontou que até 20 milhões residências acessam plataformas piratas para assistir, via internet, filmes, séries ou mesmo partidas de futebol. 

Segundo ele, muitas pessoas utilizam esses serviços sem terem o conhecimento que se trata de um serviço ilegal, uma vez que chega a ligar para as operadores e órgãos do setor para reclamar de falhas nas plataformas. 

A operação compriu 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados e até o início da tarde, quatro pessoas foram presas em flagrante. Ao todo, os estados solicitaram a derrubada de 210 sites e 100 aplicativos de streaming que veiculavam conteúdo de forma ilegal.

Barreto exclarece que os envolvidos nesse tipo de serviço pirata podem ser condenados a uma pena de 2 a 4 anos de prisão, podendo aumentar por práticas criminosas, como lavagem de dinheiro. 

Prejuízos

Os agentes estimam que a pratica criminosa cause um prejuízo de R$ 9 bilhões por ano somente no Brasil. A movimentação financeira é obtida por meio das mensalidades e publicidade. “Alguns desses sites, aplicativos e caixas de TV paga são infectados com malwares [softwares maliciosos que pode prejudicar o sistema dos dispositivos]”, disse o delegado.

São Paulo é o estado com maior número de alvos da operação de hoje. Em apenas um dos sites, são registrados mais de 128 mil acessos diários. (Com informações da Agência Brasil)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também