Programa beneficia 20 mil estudantes goianos; mais segurança no caminho para escola

Em Goiânia, 154 alunos da zona rural são beneficiados, iniciativa oferece mais segurança aos pais. Foto: Wesley Costa

Postado em: 18-11-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa beneficia 20 mil estudantes goianos; mais segurança no caminho para escola
Em Goiânia, 154 alunos da zona rural são beneficiados, iniciativa oferece mais segurança aos pais. Foto: Wesley Costa

Daniell Alves

Pelo menos 20 mil alunos, de 133 municípios goianos, ficariam longe das salas de aula se não fosse o programa ‘Caminhos da Escola’, que fornece transporte escolar gratuito para as unidades de ensino. A iniciativa atende, prioritariamente, alunos de escolas públicas de áreas rurais que necessitam do transporte escolar. Recentemente, o governo federal entregou mais 214 veículos, o que soma o total de 370 ônibus escolares do Programa em todo o Estado.

A estudante Isabela Costa, de 13 anos, que mora no Residencial Aracy Amaral, um bairro mais distante do centro em Senador Canedo, é um dos rostinhos que sobem, diariamente, em um dos ônibus amarelos. A mãe da estudante, Edinalda Oliveira, de 44 anos, enxerga no programa a oportunidade para que a filha se mantenha na escola e faça o trajeto até lá com segurança. 

Continua após a publicidade

“Como eu e o pai dela trabalhamos praticamente o dia inteiro, não teria como levar e buscar ela na escola”, explica a mãe, que trabalha como doméstica. 

Isabela está no 6º ano do ensino fundamental e estuda no período vespertino. Quando volta da escola no ônibus escolar, a mãe da estudante já chegou do trabalho e está aguardando ela na porta de casa. “A rotina é muito cansativa e não temos mais aquela preocupação de antes porque sabemos que ela tem um ônibus que a busca e deixa na porta de casa”, comemora Edinalda.

Com investimento de R$ 43,3 milhões, o programa contribui para reduzir a evasão escolar e possibilita maior segurança dos alunos na ida e volta para casa. Em Goiânia, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Educação (SME), são 154 alunos beneficiados, todos residentes na Zona Rural. Nove ônibus circulam pela Capital com nove rotas diferentes para atender todos os estudantes cadastrados no Programa. Outros ônibus estão em mais 133 cidades de Goiás, como a de Senador Canedo, por exemplo.

O gerente do Transporte Escolar da rede municipal de Senador Canedo, Irisney Batista, diz que objetivo do município é atender os alunos da zona rural, mas como existem vários estudantes que moram em lugares distantes, o benefício foi ampliado para mais alunos. “Os ônibus circulam apenas no município. Em algumas exceções, como em eventos pedagógicos, eles também vão até Goiânia”, informa.

São três ônibus do Caminho da Escola, além de outros terceirizados. “O interessante é que tem quatro linhas que atendem alunos com deficiência”, explica. Segundo ele, os ônibus facilitaram o acesso dos estudantes à educação e deu mais segurança aos pais.

Parceria entre Estado e municípios

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO) esclarece que o processo do transporte dos alunos da zona rural até as escolas se dá por meio de parceria entre o estado e os municípios. Na mesma rota também são levados alunos das escolas da rede pública estadual de ensino e de cada uma das redes municipais parceiras.

“Essa informação reforça a importância do programa de transporte escolar e o valor dos investimentos, tanto em relação à aquisição de novos veículos quanto em relação à regularidade nos repasses financeiros às prefeituras para o efetivo financiamento da prestação do serviço”, destaca a Secretaria por meio de nota.

A pasta ressalta que a permanência do aluno frequentando a escola, ainda hoje é um grande problema. “Se considerarmos neste cenário também as dificuldades de locomoção até a unidade escolar, os investimentos no transporte dos alunos da zona rural até sua escola é um passo importante”, completa.

Os recursos para a aquisição desses novos ônibus são provenientes de emendas parlamentares destinadas a Goiás com o empenho da bancada goiana de deputados e senadores e de uma contrapartida do governo estadual. 

Iniciativa reduz margem da evasão escolar 

O Programa Caminho da Escola busca contribuir para a redução da evasão escolar, já que há casos de estudantes que abandonam a escola porque não conseguem chegar até ela por falta de meio de transporte.

Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, os ônibus vão ajudar a elevar a qualidade da educação no Estado. “Nós vamos implementar a qualidade exigida pelo ministro da Educação. Precisamos dar a essas crianças condição de competitividade. Dar boa formação é a maneira de fazermos que jovens não caminhem para criminalidade e tenham oportunidade no amanhã”, afirma Caiado.

Toda a frota conta com poltronas móveis que facilitam o embarque e o desembarque de alunos com deficiência física ou com algum tipo de mobilidade reduzida. A maioria dos ônibus, 157, tem capacidade para transportar 29 alunos sentados. Outros 40 ônibus comportam 59 passageiros. Os demais, 17, têm 44 assentos.

“133 municípios vão levar para as suas crianças 214 novos ônibus. Nossas crianças serão transportadas com segurança e dignidade. Vamos fazer com que cada vez mais estudantes tenham a possibilidade de ter um ensino e uma vida melhor”, destacou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias, no dia 8 de novembro, durante a entrega dos ônibus na Capital.

Entenda o Programa

Desde 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares em escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país. Voltado a estudantes residentes prioritariamente em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

Existem três formas para entes federativos adquirirem veículos do Caminho da Escola: assistência financeira do FNDE no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), conforme disponibilidade orçamentária consignada na Lei Orçamentária Anual; recursos próprios; e linha de crédito do BNDES (exceto para bicicletas). (Daniell Alves é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor interino de Cidades Rafael Melo) 

Veja Também