Rodrigo Rosso fala sobre o 1º Mobility & Show Goiás, que acontece neste fim de semana, em Goiânia

Iniciativa traz discussões sobre os direitos das PcDs e alternativas para melhorar a qualidade de vida - Foto: Cristóvão Matos

Postado em: 29-11-2019 às 14h50
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rodrigo Rosso fala sobre o 1º Mobility & Show Goiás, que acontece neste fim de semana, em Goiânia
Iniciativa traz discussões sobre os direitos das PcDs e alternativas para melhorar a qualidade de vida - Foto: Cristóvão Matos

https://youtu.be/d-0YLDPzVNo

A Capital goiana recebe o primeiro 1ª Mobility & Show Goiás que começa hoje (29) e acontece até domingo (1). O evento será realizado no Parque Agropecuário da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) localizado na Rua 250, Nº 68, Setor Nova Vila, a entrada é gratuita.

Em entrevista ao jornal O Hoje, o idealizador do evento, Rodrigo Rosso, explicou que o objetivo do evento é levar acessibilidade e informação com palestras e discussões sobre os direitos das PcDs e alternativas para melhorar a qualidade de vida; atividades esportivas para crianças e adultos; exibição de tecnologias assistivas; equipamentos; produtos; serviços; praça de alimentação e shows. Cadeiras de rodas que deixam usuários em pé, óculos que permitem cegos voltar a ler, carros com adaptação para cadeirantes e outros produtos também serão apresentados.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Rosso, o foco central da feira é o empoderamento dessa parcela da população brasileira. “A proposta é reforçar que o público com deficiência e mobilidade reduzida possui direitos previstos em lei e que deve reivindicá-los. Um dos pilares do evento é justamente esclarecer ponto a ponto as normas legislativas, como por exemplo o benefício da compra de carro zero Km com isenção de impostos. Hoje, pela legislação atual, um em cada dois brasileiros pode comprar um carro zero km com isenção de impostos, só que não sabe desse seu direito”, afirma Rodrigo.

A feira conta com uma exposição de veículos zero km com isenção de impostos e o teste-drive desses carros, em sua maioria com adaptação. Segundo a Lei nº 8989, a isenção de impostos pode ser de IPI, IOF, ICMS e IPVA, isso em carros zero km que custem até R$ 70 mil. Somente no ano passado, foram vendidos no Brasil 265 mil veículos com isenção de impostos. Neste ano, de janeiro a agosto, já se obteve um aumento de mais de 30% em relação ao ano passado nessas vendas.

Rodrigo fala também sobre a importância de existir uma inclusão para PcD. “Além das palestras e rodas de conversa, a Mobility reserva apresentações musicais com PcD e atividades esportivas. Entre as atrações, o destaque fica para categoria ‘handbike’ de pessoas com e sem deficiência. O HandBike é uma espécie de bicicleta de mão adaptada para cadeirantes. Ela possui três rodas, e pode ser conduzida por pessoa com e sem deficiência. A Mobility apresenta também, óculos de realidade virtual acessíveis que permite pessoas com deficiência visual enxergar”, finaliza o idealizador do projeto.

Além disso, a feira inclui também aquelas pessoas que não possuem condições de dirigir, mas que desejam adquirir um carro zero km com isenção, para que alguém dirija para elas. Todas essas informações e documentações para aquisição serão oferecidas gratuitamente na feira. São esperadas de 3 a 5 mil pessoas no evento.

Como surgiu

Mobility & Show surgiu em São Paulo há cinco anos no autódromo de Interlagos. Na época, 3 mil visitantes e quase mil test-drives com carros adaptados em pista. As edições mais recentes na capital paulista estão sendo realizadas no Campo de Marte, recebendo cerca de 10 mil pessoas e realizando mais de 2.500 teste-drives.

Hoje, em torno de 80 mil pessoas já visitaram a Mobility & Show no país. Em cinco anos de existência, foram realizadas cinco edições em São Paulo. Cidades como: Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP e São José dos Campos/SP também receberam a exposição e sempre com muito sucesso de público e negócios.

Atualmente, o Brasil tem mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo 23,9% da população, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em Goiás, por exemplo, cerca de 9 mil pessoas são ligadas a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO). Em Goiânia e região metropolitana são mais de 700 mil pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um dos maiores focos da comunidade hoje, exemplo disso é projeto de lei N.º 4.121-B, de 2015, que ficou conhecido como “Lei das Calçadas”. A ideia da proposta é determinar que todas as calçadas de Goiânia deveriam ser adaptadas para se tornarem acessíveis as pessoas com deficiência (PcD). Essa proposta é um reflexo da população que está cada vez mais ganhando espaço.

 

Veja Também