Matrículas para Cmeis começam na próxima terça-feira (17)

Segundo a SME, as inscrições deverão ser iniciadas com o CPF da criança, que se tornou obrigatório em 2019| Foto: Divulgação

Postado em: 15-12-2019 às 13h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Matrículas para Cmeis começam na próxima terça-feira (17)
Segundo a SME, as inscrições deverão ser iniciadas com o CPF da criança, que se tornou obrigatório em 2019| Foto: Divulgação

Da Redação

O período de matrículas para alunos novatos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia começa na próxima terça-feira (17). Para 2020, serão oferecidas 13.117 vagas, superando o quantitativo disponibilizado para este ano.

No primeiro semestre de 2020 está prevista a conclusão das 11 obras de Cmei paralisadas na gestão anterior, ampliando a oferta em cerca de duas mil vagas. O novo sistema de matrículas foi lançado no dia primeiro de novembro, alcançando mais de 21,8 mil cadastros realizados, seguindo novas regras, inclusive a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos alunos. A antecipação do cadastro visa facilitar os requerimentos de matrícula, dar celeridade ao processo e evitar congestionamentos do sistema.

Continua após a publicidade

A pré-matrícula online para alunos novatos dos Cmeis e unidades conveniadas terá início no próximo dia 17, por meio do endereço eletrônico, na aba “Matrícula Web”, a partir das 8h. 

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1548, de 13 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre o CPF, fica determinado que a partir de 2019 toda criança deve ter o Cadastro da Pessoa Física na Receita Federal. Assim, o processo de matrícula da Educação Infantil será realizado com o número do CPF da criança.

As novas vagas para a Educação Infantil nos Cmeis e CEIs, disponibilizadas pela SME, serão preenchidas seguindo novos critérios, priorizando as necessidades da população mais carente. Nesse ano há destinação de 40% das vagas de Educação Infantil para mães trabalhadoras que comprovarem vínculo empregatício (contracheque, carteira de trabalho ou MEI). 

Beneficiários do Bolsa Família tem 20% das vagas e o restante dos 40% são para a população geral. O processo de matrícula informatizada possibilita mais transparência e evita problemas relacionados às filas de procura por vagas nas instituições educacionais. 

Veja Também