Prazo para alistamento militar está aberto; veja como se cadastrar em Goiânia

Jovens podem se alistar pela internet ou pessoalmente. Cadastro é obrigatório para quem completa 18 anos em 2020| Foto: Divulgação

Postado em: 06-01-2020 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prazo para alistamento militar está aberto; veja como se cadastrar em Goiânia
Jovens podem se alistar pela internet ou pessoalmente. Cadastro é obrigatório para quem completa 18 anos em 2020| Foto: Divulgação

Da Redação

Está aberto o prazo para quem precisa fazer o alistamento obrigatório nas Forças Armadas. Pelo terceiro ano consecutivo em Goiás, esse cadastro pode ser feito também pela internet. Para isso, basta que os jovens que completam 18 anos em 2020 e que têm Cadastro de Pessoa Física (CPF) acessem a página do Exército Brasileiro e preencham um formulário.

O prazo para o alistamento vai até o dia 30 de junho. Após preencher o formulário pela internet, o jovem tem que comparecer pessoalmente apenas para os exames médicos. Quem não tem CPF deve ir pessoalmente à junta de serviço militar portando documentos de identificação 

Continua após a publicidade

Ao se alistar, o brasileiro convocado se inscreve para concorrer à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica. Se for chamado, ele recebe treinamento em uma destas três áreas, visando à defesa da Pátria.

Após fazer o alistamento, o jovem deve consultar o cadastro no site para saber se foi dispensado ou encaminhado à seleção para servir algum dos quartéis. O serviço militar obrigatório tem a duração de um ano.

Se o alistado for dispensado ou cumprir o serviço militar obrigatório e decidir não seguir carreira militar, ele recebe um certificado digital que vale como documento oficial e pode ser impresso.

O alistamento é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2020. Quem não se alistar, está sujeito a impedimentos para tirar passaporte, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tirar Carteira de Trabalho, ou trabalhar – seja em serviço publico ou iniciativa privada.

O prazo para o alistamento termina no dia 30 de junho. O atraso implicará no pagamento de uma multa, mas o jovem ainda pode se regularizar no próprio site do alistamento, ou comparecendo à junta de serviço militar.

Veja os locais das juntas de serviço militar na Grande Goiânia:

7ª Circunscrição de Serviço Militar

Endereço: Avenida Paranaíba, 1214, Setor Central, Goiânia

258° Junta de Serviço Militar – Setor Campinas

Endereço: Rua José Hermano, 66, Setor Campinas, Goiânia

1ª Delegacia de Serviço Militar

Endereço: Rua 87, 396, Setor Sul, Goiânia 

Veja Também