Quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo Federal descarta suspeita de coronavírus no Brasil

Para o Ministério da Saúde, as notificações não se enquadram no diagnostico da doença – Foto: Reprodução.

Postado em: 23-01-2020 às 16h15
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo Federal descarta suspeita de coronavírus no Brasil
Para o Ministério da Saúde, as notificações não se enquadram no diagnostico da doença – Foto: Reprodução.

Da Redação*

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), descartou nesta quinta-feira (23) as suspeitas de casos de coronavírus em cinco unidades da federação. A pasta comentou que as notificações à rede de saúde não se enquadram no diagnostico da doença, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os casos, anteriormente, foram registrados no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) feitas pelas secretarias de Saúde do Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

“Até o momento, não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Brasil”, afirmou o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Júlio Croda, ao explicar a jornalistas que o ministério vem acompanhando a situação mundial desde 31 de dezembro, quando o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (219-nCoV) foi oficialmente registrado na China. 

Evitando comentar o resultado dos exames laboratoriais a que as pessoas foram submetidos nos cinco casos reportados como suspeitos, o secretário foi taxativo: “A Organização Mundial da Saúde estabeleceu dois critérios [para atestar a presença do coronavírus no organismo]. Um clínico: a pessoa precisa ter febre e mais algum sintoma respiratório”, frisou

Para Croda, há um justificado “medo generalizado” diante da nova doença que, além da China, já se espalhou por oito países (Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Vietnã). 

O secretário alertou para se evitar o alarmismo e gastos desnecessários, é importante que os gestores de saúde estaduais se informem sobre as características do coronavírus e a respeito dos critérios estabelecidos pela OMS.

“A recomendação para os gestores é: leiam o boletim epidemiológico [divulgado pelo Ministério da Saúde]. Serviços de vigilância epidemiológica, leiam o boletim! Enquadrem suas suspeitas na definição de caso aqui colocado, que é a mesma da OMS”, recomentou o secretário. 

Características do vírus

O Ministério da Saúde destacou que o coronavírus é uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Nos humanos causam doenças respiratórias, de leve a moderada, no trato respiratório superior. Os vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa. E, os primeiros casos em humanos foram inicialmente identificados em meados da década de 1960. (Com informações da Agência Brasil)

 

Veja Também