Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Moradores de Aparecida de Goiânia sofrem com problemas de erosão nas vias

A baixa qualidade dos caminhos em alguns trechos impede o acesso de serviços básicos| Foto: Wesley Costa

Postado em: 03-03-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Moradores de Aparecida de Goiânia sofrem com problemas de erosão nas vias
A baixa qualidade dos caminhos em alguns trechos impede o acesso de serviços básicos| Foto: Wesley Costa

Igor Caldas

Há décadas esperando por ruas asfaltadas, moradores do bairro Virgínia Park e Setor dos Estados em Aparecida de Goiânia sofrem com problemas de erosão nas vias. Ao passar de carro pelas valas e crateras formadas pelas enxurradas, motoristas reclamam de prejuízos aos veículos. Em algumas partes só é possível circular de motocicleta. 

A baixa qualidade dos caminhos em alguns trechos impede o acesso de serviços básicos, como coleta de lixo. Há cerca de um mês um caminhão de coleta de lixo ficou preso em uma das ruas do bairro Virgínia Park e quase tombou.

Continua após a publicidade

Tráfego

Moradora do Setor dos Estados há mais de 15 anos, Vânia Pereira revela que a questão da falta de asfalto nunca foi diferente. “A gente só escuta promessa. Já aconteceu até a festa do asfalto com a presença do prefeito e secretários em agosto do ano passado, mas pavimentação que é bom, eu não vi aqui”, lamenta. Ela mora próxima a uma enorme cratera na Rua Vitória.

De acordo com Vânia, o tráfego de veículos na rua foi sepultado. Não é possível circular nem de motocicletas na via devido ao problema das erosões causadas pela enxurrada das chuvas. “Esse buraco está aberto há mais de uma semana e a cada dia que passa ele fica maior”. Ela reclama que o caminhão da coleta de lixo parou de circular nas ruas cravejadas por erosões. “A gente tem que ir até lá em cima para levar o lixo porque eles não passam mais na porta de casa”.

Festa do asfalto

A “festa do asfalto” que a moradora do Setor dos Estados se referiu, foi o evento onde ocorreu a assinatura da ordem de serviço da primeira etapa de obras de pavimentação do setor em agosto do último ano. O prefeito Gustavo Mendanha, secretários municipais e vereadores da região estiveram presentes.

Na época, o secretário de Infraestrutura, Mário José Vilela, prometeu a pavimentação de todas as ruas do Setor dos Estados que estivessem regulamentadas. De acordo com Mário, seriam 18,7 mil metros quadrados e 5,5 mil metros de meio fio com investimento de mais de R$ 1,7 milhões do Tesouro Municipal. A previsão da conclusão seria em novembro de 2019.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Obras de Aparecida de Goiânia (Seinfra) informa que parte do Setor dos Estados está sendo pavimentada. Outra parte do bairro possuiu ocupações irregulares, inclusive, em áreas verdes. Isso impede que sejam realizadas ações de infraestrutura até que seja definida uma decisão judicial sobre a questão.

 

Virgínia Park está sem rede de água, esgoto e asfalto  

A situação é ainda pior no setor vizinho, Virgínia Park, que não possui nenhuma via asfaltada. Apesar de ser um bairro que existe há mais de uma década, não conta com rede de água, esgoto e teve a complementação da instalação da rede elétrica há apenas alguns anos. Segundo o auxiliar de serviços gerais, Gilmar Lopes que vive no bairro há seis anos, havia instalação de rede elétrica em apenas uma parte do bairro.

“A companhia elétrica que operava na época completou a rede porque o pessoal começou a fazer muita gambiarra para não ficar no escuro. Era até perigoso porque pegava fogo direto”. Quando a equipe de reportagem chegou à casa de Gilmar, ele estava recebendo a visita de seu primo, Paulo Lopes que mora no bairro vizinho. “Eu vim de moto porque não tenho coragem de colocar meu carro nessas ruas para estragar”, revela Paulo.

Há cerca de dois anos, o carro de Gilmar ficou estragado de tanto circular nas ruas esburacadas do Virgínia Park. “Ficou parado aí. Terminou de quebrar o que ainda era bom e parou”, lamenta apontando para sua garagem. O auxiliar de serviços gerais reclama que o poder público parece ter se esquecido do bairro. “A única coisa que ouvi sobre asfalto aqui foi meramente boatos, ficamos esquecidos”.

De acordo com o morador do Virgínia Parque, a última vez que o serviço de patrolagem passou pelas ruas da região, foi feito de qualquer jeito. “Parece que o trator patrola só manobrou aqui para sair fora. Foi feito tudo ‘nas coxas’”. Gilmar ainda diz que as poças de água que se formam nos buracos viram foco de proliferação de mosquitos. “Na época da chuva esse lamaçal atrai muito mosquito, sempre fico com medo de pegar dengue”.

O auxiliar de serviços gerais garante que a estação do tempo muda, mas os buracos continuam na estiagem. “As crateras permanecem o ano inteiro, e a lama se transforma naquela poeira que suja a casa e deixa a gente doente”.

Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia (Seinfra) informa que a prefeitura busca recursos para que o Setor Virgínia Park seja asfaltado. Esclarece ainda que o bairro ainda não possui rede de água tratada, o que impede a pavimentação. A Seinfra destaca que ruas do Virgínia Park serão patroladas, conforme cronograma da pasta.

A Saneago informa que o Virgínia Park, em Aparecida de Goiânia, está incluído no conjunto de obras do Linhão Sul para a implantação de rede de água, que deve ser concluído até 2022. No entanto, a companhia afirma que tem acompanhado o cronograma de asfaltamento da prefeitura de Aparecida e que pode antecipar a implantação da rede seca no bairro antes desse prazo. Quanto ao sistema de esgoto sanitário, será implantado logo após a conclusão das obras do sistema de água.

Em agosto do último ano a Prefeitura de Aparecida informou que 30% das vias do município estavam sem asfalto e que trabalhava para zerar essa porcentagem. Na época, a administração do município iniciou frentes de serviços de pavimentação em dez bairros do município, como no Setor dos Estados, Conde dos Arcos, Retiro do Bosque, Jardim Miramar, Jardim Buriti Sereno, Rio Vermelho, Pontal Sul, Solar Central Park, Bandeirantes e Bairro Independência.

A previsão de conclusão das obras havia ficado para novembro de 2019. Questionada, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia não respondeu sobre quais dessas frentes foram concluídas. (Especial para O Hoje) 

Veja Também