Centros de compras investem em ‘drive thru’ para viabilizar vendas

A novidade traz adaptações neste momento, e o comprador busca o produto de dentro do seu veículo| Foto: Wesley Costa

Postado em: 28-04-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Centros de compras investem em ‘drive thru’ para viabilizar vendas
A novidade traz adaptações neste momento, e o comprador busca o produto de dentro do seu veículo| Foto: Wesley Costa

Igor Caldas

Os principais centros de compras da Capital modificaram a forma de fazer vendas para adaptar os negócios às medidas de segurança no combate à Covid-19. Alguns shoppings executaram mudanças na estrutura para receber clientes via drive-thru. As lojas participantes fazem o atendimento via internet e telefone, com adaptações das táticas de vendas para os meios tecnológicos e o comprador busca o produto de dentro do seu veículo.

A gerente de marketing do Araguaia Shopping, Marina Marquês, afirma que 12 das 120 lojas instaladas no centro de compras já participam do primeiro do novo modelo funcionamento das vendas via drive-thru. As atividades adaptadas começaram nesta segunda-feira (27). “Fizemos de um jeito que facilita a compra pelo cliente que entra em contato com a loja, escolhe o produto e vem buscar no quiosque montado no estacionamento”. O Shopping reservou um estacionamento exclusivo com um quiosque montado para a entrega das compras.

Continua após a publicidade

A gerente de marketing ainda afirma que todo comércio está passando por um momento de reinvenção e o shopping tem dado apoio para que os lojistas busquem alternativas para não cessarem as vendas. “O shopping aproveitou os funcionários já contratados para trabalhar no quiosque e o lojista não tem custo nenhum para participar das vendas via drive-thru”, declara.

Polyanna Fonseca é proprietária de uma loja de bijuterias instalada no centro de compras e foi uma das primeiras lojistas a aderir ao novo sistema de vendas. “A novidade veio em uma boa hora porque trouxe comodidade ao cliente e esperança de volta das vendas aos comerciantes”.

Ela diz que o início da pandemia foi um susto geral da população, mas que a partir da flexibilização das atividades econômicas o cliente se mostrou mais ativo para ir buscar o produto com segurança. “Tudo é feito seguindo os padrões de segurança do Ministério da Saúde”, defende a lojista.

A empreendedora ainda diz que a questão da pandemia pode transformar de forma definitiva o modo de fazer compras. “Acho que vai obrigar as pessoas a aceitar mais a questão do comércio online. Ao mesmo tempo, o lojista tem que caprichar na transparência e mostrar para o cliente que as compras pela internet são seguras, que tem possibilidade de troca, que o produto da foto é o mesmo que o cliente está levando”. Ela ainda diz que o uso e investimento em redes sociais são fundamentais. “Só a postagem não adianta, é preciso pagar patrocínio e impulsionamento”.

O sistema de compras via drive-thru do Araguaia Shopping vai funcionar de segunda a sábado, das 11h às 20h. O cliente deve ligar nas lojas que ofertam o serviço, fazer o pedido, combinar a forma de pagamento e agendar a retirada dos produtos adquiridos, sem sair do carro. É possível saber quais lojas estão participando por meio do site do centro de compras.

Sem descer do carro

Outro centro de compras na Região da 44 que se adaptou ao momento da pandemia da Covid-19 foi o shopping MegaModa que está oferecendo o serviço de drive-thru para retirada de produtos desde a última sexta-feira (24). A ação atende exclusivamente compradores que vêm de carro para evitar aglomerações.

“Os clientes compram os produtos diretamente com os lojistas por telefone ou internet, depois agendam para retirar no estacionamento do Mega Moda Shopping ou Mega Moda Park, sem descer do veículo. Com isso, conseguiremos melhorar a logística de venda dos nossos lojistas e ainda mantermos todas as restrições solicitadas”, afirma o gerente de marketing do Mega Moda, ThâmaraZaia.

Outro ponto importante destacado por Thâmara é a exigência de os motoristas estarem de máscara e ter, no máximo, um acompanhante dentro do veículo. A retirada dos produtos acontecerá de segunda a sexta-feira das 9h às 15h e aos sábados das 9h às 13h, sendo necessário fazer o agendamento prévio. O drive-thru do Mega Moda Shopping funciona no piso G2 do estacionamento, com entrada pela Rua 67 – B; já o do Mega Moda Park acontece no subsolo com entrada Avenida Independência.

Gastronomia também aposta no sistema volante  

O Flamboyant Shopping ainda não possui o sistema de drive-thru para suas lojas. A adaptação de compras está presente apenas na área gastronômica do centro de compras. A novidade é ideal para aproveitar o melhor da gastronomia em casa a partir de um sistema de atendimento online com entregas via drive-thru, numa estrutura disponível no seu estacionamento coberto.

O sistema de compras visa minimizar o contato e aglomerações.  O cliente precisa escolher o restaurante participante de sua preferência fazendo seu pedido previamente pelo telefone ou por meio do whatsapp. Para isso, o shopping criou um roteiro que contempla 16 opções, incluindo doze marcas da área de alimentação e quatro restaurantes de seu polo gastronômico.

Experiência deu certo 

“Com o sucesso da estratégia pioneira oferecida no período de Páscoa, apostamos num formato ainda mais amplo, que atende todas as medidas sanitárias, do preparo à entrega do produto ao cliente, mas desta vez envolvendo uma oferta de lojas ainda maior, que poderá ser ampliada a qualquer momento a partir de novas adesões. Outra comodidade é que o acesso ao estacionamento do shopping será gratuito”, explica a gerente de marketing do Flamboyant Shopping, Aline Guedes.

Envolvendo variados segmentos de alimentação, as opções incluem desde itens naturais para o preparo em casa até pratos da alta gastronomia com destaque para hambúrguer com pão crocante, entradas elaboradas, passando por saladas, risotos, pratos com diversas variações de peixes e frutos do mar, além de massas e carnes de cortes nobres.

Após escolher o produto e agendar a retirada, as encomendas ficarão disponíveis para o cliente no estacionamento VIP, localizado no terceiro piso. No dia e horário escolhidos, o lojista estará com o pedido e maquininha de pagamento no local delimitado para a operação. Assim como o recebimento dos produtos, o pagamento ocorrerá dentro do veículo. Os restaurantes com acesso externo farão a entrega na porta da loja, seguindo todos os cuidados de higienização e atenção especial para as embalagens, máquinas de cartão, bem como segurança de clientes e colaboradores.

O Drive-thru Gastronômico irá funcionar de segunda a sábado, das 11h às 22h e nos domingos e feriados, das 11h às 20h. Nesse período, o estacionamento será gratuito, com acesso pelas cancelas da entrada principal e a próxima ao garden. As encomendas ficarão disponíveis para o cliente no horário de funcionamento do drive-thru, mas sujeito aos horários de funcionamento de cada loja. (Especial para O Hoje)

 

Veja Também