Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza

Agência pede mais atenção com as crianças. Casos ocorrem por exposição excessiva a elementos tóxicos usados em higienização contra a Covid-19| Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Postado em: 18-05-2020 às 09h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza
Agência pede mais atenção com as crianças. Casos ocorrem por exposição excessiva a elementos tóxicos usados em higienização contra a Covid-19| Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Da Redação*

A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.

De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.

Continua após a publicidade

O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.

A nota foi elaborada com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa. 

Crianças

No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças. 

*Com informações da Agência Brasil

Veja Também