Covid-19: Goiânia soma 1.708 confirmações, 51 mortes e 620 curados

O relatório informa que de todos os infectados, 620 já se recuperaram totalmente da doença. Foram constatados 51 óbitos de pacientes residentes da capital, 3 registros a mais comparados a quarta-feira (27) - Foto: Prefeitura de Goiânia

Postado em: 29-05-2020 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Covid-19: Goiânia soma 1.708 confirmações, 51 mortes e 620 curados
O relatório informa que de todos os infectados, 620 já se recuperaram totalmente da doença. Foram constatados 51 óbitos de pacientes residentes da capital, 3 registros a mais comparados a quarta-feira (27) - Foto: Prefeitura de Goiânia

Marcella Vitória

Em 24 horas, a capital goiana registrou 92 testes positivos para a Covid-19, segundo o Informe Epidemiológico divulgado na quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No total, já são 1.708 casos confirmados.

Ainda conforme o relatório, 620 pacientes já se recuperaram totalmente da doença. Foram constatados 51 óbitos de pacientes residentes da capital, 3 registros a mais comparados a quarta-feira (27).

Continua após a publicidade

Grande parte dos casos está concentrado em jovens e adultos com idade entre 20 e 39 anos (43%) e 40 e 49 anos (35%). Dos 188 pacientes internados pela doença na capital, 107 necessitaram de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

Sintomas

Os sintomas mais comuns informados pelos 843 pacientes com investigação epidemiológica concluída são tosse (57%), febre (53%), desconforto respiratório (29%), dor de garganta (30%) e diarréia (34%).   

Se alguém estiver com sintomas de gripe, deve ficar em casa por 14 dias e seguir as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar. Caso tenha falta de ar, a pessoa deve procurar um hospital de referência.

Prevenção

Diante dos casos confirmados diariamente, a SMS reforça a importância das ações de prevenção. “As pessoas precisam evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes. 

Ações de combate na capital 

A Prefeitura de Goiânia tem promovido ações para conter o avanço do novo coronavírus desde o início da pandemia. No dia 13 de março foi decretado situação de Emergência em Saúde Pública, suspendendo posteriormente, atividades com aglomeração de pessoas e o ano letivo.

O município instalou o Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 e preparou a Maternidade Municipal Célia Câmara para receber pacientes infectados. Um trabalho de fiscalização foi iniciado, determinando escalas de horários para atividades comerciais.

O acesso digital de informações de enfrentamento da doença foi facilitado, melhorando a experiência digital dos cidadãos. Goiânia chegou a atingir a segunda melhor avaliação do país em transparência na divulgação dos contratos emergenciais, atingindo o conceito ótimo com 83,54 pontos.  

Veja Também