Aparecida de Goiânia entra em alerta e decide fechar comércio aos domingos

Segundo o prefeito, a cidade entra no risco amarelo, que é considerado perigo moderado e, por isso, a medida é necessária| Foto: Divulgação

Postado em: 23-06-2020 às 11h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia entra em alerta e decide fechar comércio aos domingos
Segundo o prefeito, a cidade entra no risco amarelo, que é considerado perigo moderado e, por isso, a medida é necessária| Foto: Divulgação

Marcella Vitória

Diante do crescimento de casos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia, a prefeitura decidiu fechar totalmente o comércio aos domingos, exceto as atividades essenciais como a área da saúde, farmácias e postos de gasolina. A medida foi anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB), no início da manhã desta terça-feira (23), ao comunicar que a cidade já entrou no alerta amarelo de risco, com 40% de ocupação dos leitos.

Segundo o emedebista, no início da flexibilização do comércio, por escalonamento, Aparecida de Goiânia tinha média de 30 a 50 casos de coronavírus por semana. No atual cenário, são registradas ao menos 70 novas notificações por dia.

Continua após a publicidade

Esse fechamento do comércio vai ser analisado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, criado pela gestão municipal, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para completar, Mendanha explicou que no ritmo atual de contaminações, a cidade deve atingir o cenário laranja. Com isso, os comércios devem ser fechados em mais dias da semana. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Gustavo Mendanha destacou ainda que, em dez dias, a cidade confirmou 800 casos da doença e que, somente na última semana, foram registradas 14 mortes por covid-19; uma médica de duas a três mortes diárias.

“Estou andando na cidade e vendo que infelizmente muitas pessoas ainda estão brincando. Isso me deixa muito assustado. Como pai de família e pai de família, me atrevi a fazer esse vídeo para pedir que vocês tomem cuidado. Quem puder ficar em casa, fique em casa. Quem tiver que sair para trabalhar, saia com responsabilidade”, disse. 

De acordo com o prefeito, 2 secretários, 1 vereador e vários servidores já foram contaminados. Ele ainda ressaltou que os próximos dias serão complicados, comparando a situação com as cidades de Manaus e Belém, que já chegaram ao pico da doença. Por fim, ele pede mais uma vez para quem puder, que fique em casa. Para quem precisa sair, ele solicita a conscientização de todos para cumprir as medidas adotadas e evitar a propagação do vírus.

Veja Também