Corpo de Bombeiros controla fogo em área próxima ao Parque Altamiro de Moura Pacheco

O incêndio foi extinto no início da noite e as chamas, apesar de levar perigo ao parque, foram confinadas e contidas antes de alcançar a área de conservação ambiental| Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Postado em: 02-08-2020 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Corpo de Bombeiros controla fogo em área próxima ao Parque Altamiro de Moura Pacheco
O incêndio foi extinto no início da noite e as chamas, apesar de levar perigo ao parque, foram confinadas e contidas antes de alcançar a área de conservação ambiental| Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Eduardo Marques

O Corpo de Bombeiros informou na manhã deste domingo (2) que conseguiu controlar na noite desse sábado (1º) o fogo que já tinha consumido uma área próxima ao Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia. Desde a tarde de ontem, equipes trabalharam para combater as chamas no local. A unidade de conservação faz parte do manancial do sistema João Leite, que abastece a Região Metropolitana da capital.

Segundo a corporação, o fogo começou em uma vegetação entre o parque e uma plantação de milho. A equipe de Bombeiros que faz parte da primeira resposta a incêndios na reserva começou o combate de forma imediata, além de acionar outras equipes que estavam de prontidão nas unidades mais próximas. O incêndio foi extinto no início da noite e as chamas, apesar de levar perigo ao parque, foram confinadas e contidas antes de alcançar a área de conservação ambiental.

Continua após a publicidade

Através do monitoramento diário e com emprego do drone, o tempo resposta em ocorrências próximo ao parque diminui consideravelmente. Dispondo de informações exata de localização do incêndio e com as principais informações da situação do local, a equipe de monitoramento, além de iniciar o combate de forma mais rápida a sua presença nas unidades de conservação, faz com que equipes de apoio também cheguem mais rápido.

Sobre o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco

É uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, criada pela Lei Estadual nº 11.878/1992, com uma área de aproximadamente 3.183 hectares. A área em questão havia sido adquirida no ano anterior, após a autorização dada pela Lei nº 11.471/1991.

Em maio de 1993, parte da área do Parque foi excluída pela Lei nº 11.957/1993 para a implantação do Reservatório do Ribeirão João Leite, destinado a integrar o sistema de abastecimento público de água da Região Metropolitana de Goiânia. 

 

Veja Também