Incêndio no Parque da Serra Dourada, na cidade de Goiás, está controlado

Iniciados no último sábado (15), os focos de queimada alcançaram uma faixa de cerca de 3,5 km| Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Postado em: 21-08-2020 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio no Parque da Serra Dourada, na cidade de Goiás, está controlado
Iniciados no último sábado (15), os focos de queimada alcançaram uma faixa de cerca de 3,5 km| Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Eduardo Marques

O incêndio no Parque Estadual da Serra Dourada, na Cidade de Goiás, foi controlado nessa quinta-feira (20). Iniciados no último sábado (15), os focos de queimada, que alcançavam uma faixa de cerca de 3,5 km, foram reduzidos para aproximadamente 400 metros.

De acordo com o diretor da unidade, Maurício da Veiga Jácomo, o incêndio teria começado na divisa entre os municípios de Goiás e Mossâmedes. Ele conta que durante a semana cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) trabalharam na região para controlar o incêndio na Unidade de Conservação (UC).

Continua após a publicidade

Reforço

Em decorrência do clima seco, baixa umidade, velocidade do vento e relevo – montanhoso –, as equipes, diante da dificuldade de controlar as queimadas, contaram desde a última quarta-feira com auxílio de quatro brigadistas da Organização Não Governamental (ONG) Aliança da Terra, que presta serviços no Parque Estadual de Caldas Novas (PESCaN).

Com reforços, os trabalhos, que tiveram início por volta de 13h, seguiram até a madrugada desta quinta-feira. De acordo com informações do diretor do PESCaN, Maurício Vianna Tambellini, a expectativa é que até a manhã desta sexta-feira (21) os últimos focos do incêndio sejam erradicados totalmente. “Como os brigadistas estão em campo, sem sinal de celular, ainda não temos atualização do cenário. Mas acreditamos que no fim da manhã desta sexta já tenhamos uma boa notícia”, destacou Maurício.

Histórico

Em setembro de 2019, um incêndio de grandes proporções consumiu, por dois dias, parte do Parque Estadual da Serra Dourada, tradicional ponto turístico da cidade de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 militares atuaram no combate ao fogo e utilizaram até um drone para mapear a área atingida.

O incêndio começou de forma ainda desconhecida. Desde então, os oficiais trabalharam no local e conseguiram evitar que as chamas chegassem à área urbana.

De acordo com os bombeiros, cerca de 300 hectares atingiram o parque. O parque fica dentro da Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, que tem mais de 30 mil hectares e abriga espécies raras do Cerrado.

 

Veja Também