O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Disputa

ONG denuncia que prefeitura de Goiânia teme diminuir arrecadação com perda do urso Robinho

Urso Robinho ganha nova jaula após quase ser tranferido para a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, em São Paulo| Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia

Postado em 21 de agosto de 2020 por Redação
ONG denuncia que prefeitura de Goiânia teme diminuir arrecadação com perda do urso Robinho
Urso Robinho ganha nova jaula após quase ser tranferido para a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Eduardo Marques

Após a Justiça ter concedido uma liminar que previa a transferência do urso Robinho do Zoológico de Goiânia para o Santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, no Estado de São Paulo, a prefeitura providenciou uma nova jaula para o animal. A nova área tem 680 metros quadrados, conforme informou o presidente da Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), Urias Júnior.

Contudo, a ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal que entrou na Justiça para conseguir a libertação de Robinho, manifestou-se contrária à medida: “A causa de estranheza é o fato da prefeitura decidir só agora a transferência do urso para uma área um pouco maior. Não houve preocupação em 17 anos em construir um novo recinto mais condizente para ele e sua mãe que faleceu a pouco tempo. Somente após o ajuizamento da ação que a prefeitura providenciou ‘a toque de caixa’ sua transferência para um recinto adaptado. O recinto já existia e foi retirado dos chimpanzés para ser maquiar e apresentado como ‘novo recinto’”.

Além disso, o santuário negou a afirmação da Agetul de que o zoológico não foi visitado para averiguarem as condições reais em que vive Robinho. “Ao contrário do que alega o zoológico de Goiânia de não ter sido visitado para confecção das manifestações anexadas ao processo, a ONG sempre tentou contato com o diretor Rafael Cupertino para discutir sobre as instalações e a transferência dos animais, mas nunca foi recebida”.

Novo lar 

A Agência de Eventos, Turismo e Lazer (Agetul) pretende manter o urso Robinho no Zoológico de Goiânia. O presidente da entidade, Urias Júnior, explicou que o animal nasceu há 17 anos na unidade e está adaptado as condições climáticas. Foi ressaltado que a prefeitura vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) que determinou a transferência do urso pardo para o santuário Rancho dos Gnomos em Joanópolis, São Paulo.

O urso foi levado para um novo espaço com uma piscina de 10 mil litros de água, que possui uma mangueira para banhos. A Agetul ainda informou que há um espaço gramado com sombra para que Robinho possa descansar, além de uma toca e espaço climatizado e rotas de fuga dos olhares dos visitantes.

Urias Júnior relatou que Robinho não será liberado, pois não há a possibilidade de fazer com que ele retorne ao ambiente natural, por já ter nascido em cativeiro. O presidente da Agetul disse que não foi procurado por nenhuma entidade para ajudar a melhorar as condições dos animais no zoológico de Goiânia. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também