Pós-restrições: conheça lugares para trilhas e ciclismo em Goiânia e região

A prática esportiva pode ser uma alternativa para quem busca novas atividades na quarentena e descansar a mente | Foto: Reprodução

Postado em: 23-08-2020 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Pós-restrições: conheça lugares para trilhas e ciclismo em Goiânia e região
A prática esportiva pode ser uma alternativa para quem busca novas atividades na quarentena e descansar a mente | Foto: Reprodução

Jyeniffer Taveira

Em Goiânia o grande número de parques, além de serem cartão de visita da cidade, favorecem diversos exercícios. Além da caminhada, o ciclismo é uma ótima opção. As pistas para a prática do esporte podem ser internas, que atravessam os parques, estradões, que são estradas mais longas e rústicas ou também na modalidade off road, também conhecido como mountain biking, proposta mais profissional.

O estudante, João Pedro, pratica mountain bike há dois anos e meio, mas a bicicleta faz parte da vida dele desde a infância. Neste momento de pandemia ele explica que o ciclismo tem sido uma boa opção.

Continua após a publicidade

“Os riscos da prática de esportes que dependem de aglomeração, como futsal e luta, inviabilizaram minha pratica, o ciclismo foi uma ótima oportunidade de restabelecer minha rotina de exercícios e manter uma qualidade de vida,” pontua o estudante.

Cuidados

A prática do esporte demanda alguns hábitos para a  segurança do praticante. Pedalar em grupo é sempre mais seguro e a presença de uma pessoa experiente em rotas e manutenção pode evitar problemas.

João Pedro, experiente na prática, também ressalta a importância de equipamentos básicos, como óculos, luvas, uniforme e capacete.

Ah, não se pode esquecer da hidratação constante, sendo imprescindível e o ciclista ou trilheiro deve sempre estar atento às normas de trânsito.

Confira a lista de locais que O Hoje preparou para você:

Trilha Laboratório

Na Capital, o Laboratório é um espaço ideal para pedalar, a trilha dá uma volta completa fazendo um círculo pela área municipal do Parque Lozandes, localizado próximo ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, é considerado ideal para os ciclistas goianienses, possuindo cerca de 6 km.

Parque Municipal Campininha das Flores

Para quem mora próximo ao Setor Aeroviário, o Parque Municipal Campininha das Flores pode ser uma opção mais tranquila, pois possui uma trilha mais curta e ambiente levemente arborizado.

Parque Marcos Veiga Jardim

O Parque Marcos Veiga Jardim é para quem busca uma alternativa na região Leste de Goiânia. Ele conta com diversas pistas e área ampla.

Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco

Com uma área de 3.183 hectares e com acesso pela BR-153, sentido Brasília, há o Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco. Lá existem uma infinidade de trilhas e a área do parque ecológico é monitorada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), sendo bem seguro. Porém, é necessário consultar a corporação.

Parque dos Pireneus

O Parque dos Pireneus, entre os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás possui uma área de 2.833,26 ha e também é uma boa opção, por estar muito próximo à Capital. 

Veja Também