Prefeitura inicia nesta quarta-feira mais obras do BRT na Av. Goiás; confira os desvios

Os serviços deverão ser concluídos em um prazo de 50 dias e durante o período de execução o trânsito sofrerá alterações| Foto: Reprodução

Postado em: 27-10-2020 às 19h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura inicia nesta quarta-feira mais obras do BRT na Av. Goiás; confira os desvios
Os serviços deverão ser concluídos em um prazo de 50 dias e durante o período de execução o trânsito sofrerá alterações| Foto: Reprodução

Da Redação

A Prefeitura de Goiânia inicia nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, mais um trecho das obras do BRT na Avenida Goiás, entre a Anhanguera e a Paranaíba, sentido Sul/Norte. O trânsito na via sofrerá alterações durante o período de execução dos serviços, ficando livre o cruzamento da Goiás com a Paranaíba, e deverão ser concluídos em um prazo de 50 dias. 

Os serviços continuam no trecho entre as avenidas Independência e Paranaíba, já tendo concluídos o pavimento rígido e a rede de drenagem e está em execução o pavimento flexível. A expectativa é concluir os serviços nesse trecho até o dia 6 de novembro, dependendo da chuva. 

Continua após a publicidade

Na mão da Avenida, as obras estão concluídas entre a Avenida Independência e Rua 1 e a partir da Rua 1, as obras acontecerão junto com as do entorno da Praça Cívica, finalizando o BRT Norte-Sul.

Requalificação 

Paralelo às obras da rede de águas pluviais, a Avenida será requalificada e preparada para receber a operação do BRT, para isso serão construídas as estações de embarque e desembarque de passageiros, e implantados os pavimentos rígido e flexível. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade, e arborizadas; será adotada iluminação em led em toda a via, trocadas as árvores condenadas e a sinalização será completamente revitalizada – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes. 

Rede de drenagem e BRT

A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. É parte integrante do complexo do BRT e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. Os trabalhos de construção tiveram início em maio do ano passado e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário.

O projeto da rede é audacioso, com utilização de tubulação em Ribiloc (PVC), de 500mm de diâmetro, na Praça Cívica (início), e de 1.600mm de diâmetro (1,60m), no Capim Puba, onde será o lançamento. A capacidade de vazão é de 10 mil litros de água por segundo e com ela a Prefeitura soluciona o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da região Central de Goiânia.

Desvios 

Circulação 1 – em rosa no mapa

O motorista que segue pela Rua 04, no sentido Leste/Oeste (do Setor Universitário para o Centro) será desviado para a Rua 06, Avenida Anhanguera, e Rua 08, até retomar a circulação normal pela Rua 04. As ruas 04 e 05 terão acesso local.

Circulação 2 – em verde no mapa

O motorista que segue na Av. Goiás, no sentido Sul/Norte (da Praça Cívica pra a Rodoviária) terá a sua rota desviada para a Rua 03, Av. Araguaia, até retomar a circulação na Avenida Paranaíba.

Veja Também