Decoração natalina será fragmentada este ano

Decoração de natal será distribuída nas sete regiões da capital (Central, Norte, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste ) - Foto: Wesley Costa

Postado em: 12-12-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Decoração natalina será fragmentada este ano
Decoração de natal será distribuída nas sete regiões da capital (Central, Norte, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste ) - Foto: Wesley Costa

Da Redação

Devido à pandemia da Covid-19, este ano a decoração natalina fica distribuída por sete regiões de Goiânia (Central, Norte, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste). O objetivo é garantir que a população tenha perto de casa decorações com temáticas idênticas, evitando o deslocamento e aglomeração em um único local para evitar a disseminação do Coronavírus. 

Por isso, na Praça Tamandaré, ponto mais tradicional, os enfeites foram reduzidos. A Vila do Papai Noel, com o presépio, parque de diversão e trenzinho da alegria não foram instalados. Mas a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) manteve o túnel de luz com cerca de 390 cordões com 100 microlâmpadas em led e a iluminação de algumas árvores, devendo chegar a 500 mil em todo o espaço. Já na Praça Palestina, abaixo da Tamandaré, outro ponto muito procurado, foi instalado apenas cordão de luzes nas árvores.

Continua após a publicidade

Segundo a prefeitura, para que as pessoas possam curtir com segurança, o órgão garante que os espaços são abertos com decoração para contemplação. Além disso, a recomendação geral da prefeitura e de todos os organismos de saúde é que elas usem máscaras obrigatoriamente (em Goiânia é Lei) fora de casa, higienizem as mãos e mantenham distância umas das outras.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comug) trabalha na iluminação de Natal em 11 pontos da cidade com um milhão de micro lâmpadas de leds distribuídas em árvores, pinheiros, papai noel, caixas de presentes, dentre outros elementos natalinos.

De acordo com o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, cerca de 50 servidores estão envolvidos no projeto. Disse ainda que a Companhia trabalha para estender a decoração a outros seis pontos da cidade, como por exemplo os setores Conjunto Vera Cruz, Parque Amazonas, Recanto do Bosque, Jardim Novo Mundo, Jardim Guanabara, Parque Atheneu e outros.

O intuito, segundo ele, é proporcionar um clima envolvente, onde as pessoas entrem no espírito da comemoração. “E a decoração natalina propicia isso. Quem não fica sensibilizado com as luzes e enfeites de natal?”, afirmou o presidente Aristóteles.

Na programação está inclusa a árvore flutuante no Parque Municipal Sulivan Silvestre, conhecido como Vaca Brava, na Avenida T-10, no setor Bueno. A árvore possui 17 metros de altura revestida com 80 mil lâmpadas de led nas cores branca e azul com chuva de meteoros brancos. Este já é o quarto ano consecutivo que a Companhia monta o adereço que tem formato de pinheiro, feito sobre uma estrutura metálica com 28 metros de circunferência. Ela está instalada no centro do lago em uma base flutuante composta por 72 tambores de 200 litros. A árvore pode ser visualizada no raio de quatro quilômetros de distância.

Neste ano, o Paço Municipal também foi contemplado. Uma árvore luminosa de 35 metros foi fixada na fachada lateral do prédio. Já no Centro, o Grande Hotel recebeu contornos de leds nos portais, janelas e colunas. Em Campinas as decorações foram instaladas na Praça Joaquim Lúcio e na Praça da Igreja da Matriz. Na primeira, o Coreto foi contornado com leds e as árvores iluminadas. Já na Matriz, foram fixados dois pinheiros e o Cruzeiro recebeu uma iluminação especial.

Em outros pontos a população poderá apreciar árvores de Natal montadas em estruturas metálicas de 12 metros, contornadas por cordões e bastões de leds. Por sua vez, no Jardim Curitiba IV, já foi concluída a instalação de três pinheiros estrelas. E no Condomínio Alphaville Flamboyant, a Companhia desenvolveu uma aldeia do Papai Noel em parceria com o condomínio residencial. Quem passa pela Avenida Nazareno Roriz, na Vila Aurora também pode apreciar uma árvore de 11 metros no Centro de Convivência da Companhia.

A Comurg trabalha ainda para estender a decoração a outros seis pontos da cidade, como por exemplo os setores: Conjunto Vera Cruz, Parque Amazonas, Recanto do Bosque, Jardim Novo Mundo, Jardim Guanabara, Parque Atheneu e outros.

Admiradores 

O casal Gustavo e Luiza Muniz levou a filha Eloá Luiza ao Paço Municipal e não faltaram fotos ao lado das decorações. “Somos do Parque Atheneu e é a primeira vez que vemos a decoração natalina de Goiânia. Achei muito interessante essa ideia de descentralizar da Praça Tamandaré e redistribuir em outros pontos da Capital. Assim, é mais perto para gente visitar e evitar aglomeração. Tudo isso me fez voltar à infância e trouxe sentimentos muitos bonitos”, contou a esposa. 

Na Região do Condomínio Alphaville Flamboyant o casal Jean Alves e Cláudio Amorim levou o filho para contemplar as luzes e a família inteira ficou encantada com as decorações. Eles, que são moradores do Jardim Novo Mundo, escolheram o local, apesar da proximidade com o Paço Municipal, porque preferiram admirar uma região nobre da Capital. “Achei tudo muito linda essa decoração que a prefeitura proporcionou a população”, diz. 

E não tinha só pessoas visitando a decoração. Os cachorros dominaram o Lago do Vaca Brava, no Setor Bueno. Lulu, uma yorkshire, não sabia se corria atrás dos outros cachorros ou se apreciava árvore flutuante. A dona, Renata Carneiro, disse que faz o passeio todos os dias, mas esse foi especial. “Vai ser assim até desmontarem a decoração. O parque fica mais bonito, isso é bom por causa da segurança sanitária e porque os cachorros podem brincar uns com os outros”, disse.

Católica devota há oito décadas e moradora do Setor Campinas, a aposentada Raimunda Novaes conta que o cruzeiro perto da Igreja Matriz está irradiante. “Toda minha família é católica desde anos e ficamos encantados com a decoração natalina deste ano. O cruzeiro ficou esplêndido. Apesar da pandemia, o espírito natalino não vai se perder”. 

Natal na Praça Cívica

A Praça Cívica ganhou cenários natalinos com peças decorativas contornadas por meio milhão de lâmpadas de led. Guirlandas, estrelas e bolas de natal são alguns dos elementos que dão vida ao evento, que tem como tema “Deixe a luz da esperança brilhar”. Uma árvore de Natal de 25 metros de altura, instalada no meio da praça, encanta os visitantes. O brilho natalino também estará presente nas árvores da praça, enfeitadas com pingentes iluminados. Os monumentos serão destacados com luzes coloridas.

Neste ano não haverá palco para shows, mas os grandes painéis de led exibirão musicais gravados. Papai Noel, Mamãe Noel e outros personagens natalinos vão circular pelo espaço, fazendo pequenas apresentações artísticas. O público poderá visitar a decoração do Natal do Bem até o dia 5 de janeiro de 2021, das 18 às 22 horas.

As equipes da OVG vão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e orientar os visitantes sobre a necessidade de manter o distanciamento social. Os cuidados com a limpeza do espaço serão redobrados e as pessoas terão álcool em gel à disposição para higienizar as mãos.

Veja Também