São Paulo recebe 5,5 milhões de doses da CoronaVac

Apesar disso, não há qualquer previsão de quando, definitivamente, a vacinação vai começar em SP ou no Brasil | Foto: reprodução

Postado em: 24-12-2020 às 16h31
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: São Paulo recebe 5,5 milhões de doses da CoronaVac
Apesar disso, não há qualquer previsão de quando, definitivamente, a vacinação vai começar em SP ou no Brasil | Foto: reprodução

Da Redação

Com 5,5 milhões de doses, o quarto lote de vacinas contra a covid-19 vindo da China chegou ao estado de São Paulo nesta quinta-feira (24). O avião com as doses de CoronaVac pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 5h30. Apesar disso, não há qualquer previsão de quando, definitivamente, a vacinação vai começar em SP ou no Brasil.

A carga recebida nesta véspera de Natal é composta por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas no complexo fabril do Butantan, na capital paulista. Mais dois carregamentos devem desembarcar no país na próxima semana, nos dias 28 e 30 de dezembro, totalizando 10,8 milhões de doses em solo brasileiro ainda em 2020. O início do Plano Estadual de Imunização segue previsto para o dia 25 de janeiro.

Continua após a publicidade

As três entregas anteriores do imunizante ocorreram no Aeroporto de Cumbica, na cidade de Guarulhos, em São Paulo. O primeiro lote, com 120 mil doses, chegou ao Brasil no dia 19 de novembro. O segundo, com 600 litros a granel do insumo, correspondente a 1 milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida no último dia 18. 

Países da América Latina começam a vacinar

México, Costa Rica e Chile foram os primeiros países da América Latina a iniciar a imunização. As primeiras 10 mil doses da vacina contra o coronavírus fabricada pelos laboratórios Pfizer/BioNTech chegaram ao Chile nesta hoje e uma auxiliar de enfermagem de 46 anos foi a primeira a ser vacinada. O país fechou um contrato para comprar 10 milhões de doses da vacina da Pfizer e vai começar atendendo aos profissionais de saúde. A Argentina, o Equador, Peru e Colômbia também estão adiantados em relação ao Brasil, tanto à compra, quanto às datas de início de imunização da população.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também