Mutirama prioriza segurança durante lazer nas férias

O horário permitido para visitação ao Parque sofre alteração e passa a funcionar das 10 horas às 16 horas

Postado em: 25-12-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirama prioriza segurança durante lazer nas férias
O horário permitido para visitação ao Parque sofre alteração e passa a funcionar das 10 horas às 16 horas

Igor Caldas

O Parque Mutirama voltou ao funcionamento a partir da última segunda-feira (22) com novas regras para visitantes e deve ser uma opção segura de lazer para as férias escolares durante a pandemia do novo Coronavírus. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, emitiu um decreto que autoriza e regulamenta a reabertura do parque de diversões público da Capital que entrou em operação com a capacidade reduzida de entrada para apenas mil pessoas diariamente, uso de máscara obrigatória, higienização constante dos brinquedos e instalação de novos bebedouros que permitem apenas o enchimento de recipientes individuais.

O Parque recebeu aproximadamente 500 pessoas no primeiro dia de abertura e está fechado desde o dia 19 de março. O presidente da Agência Municipal De Turismo Eventos e Lazer (Agetul), Urias Júnior, conta que o Parque já teve recorde de público de 14 mil pessoas em apenas um dia na época de férias escolares, no entanto, esclarece que os tempos de pandemia requerem uma abertura diferente.  “A gente entende que não faz sentido deixar o Parque fechado quando as outras opções de lazer estão de portas abertas no período de férias”, acrescenta. Urias Júnior garante que o Parque Mutirama será o local de lazer mais seguro para passar com as crianças.

Continua após a publicidade

“O ambiente é ao ar livre, totalmente seguro, com brinquedos higienizados frequentemente e funcionários treinados para o atendimento durante a pandemia. Com certeza é muito mais seguro que outros ambientes de lazer fechados, como os shoppings, por exemplo”, defende. O presidente esclarece que o público de 1 mil pessoas não é o limite máximo de pessoas que estarão dentro do Parque. “Esse limite é referente a quantas pessoas passarão pelo parque em apenas um dia, não necessariamente o público que estiver dentro do Parque”, explica. Quando a bilheteria emitir o equivalente a mil ingressos as do Parque serão fechadas.

O horário permitido para visitação ao Parque sofre alteração e passa a funcionar das 10 horas às 16 horas. Além da limitação de público e horário, o Parque adota medidas sanitárias com protocolos de limpeza e higienização dos brinquedos pelos funcionários a cada uso, controle espaçamento mínimo nas filas, utilização obrigatória de máscaras durante todo o tempo dentro das limitações e aferição de temperatura dos frequentadores.

Urias Júnior explica que durante a pandemia, os funcionários já haviam recebido treinamento para o retorno das atividades porque a administração previa que a reabertura do Mutirama poderia acontecer no período de férias escolares. “O protocolo seguido é extremamente eficaz. Vamos medir a temperatura na entrada, uso da máscara obrigatório, operadores vão estar munidos de álcool em gel, brinquedos serão desinfetados com quarternário de amônio que é a mesma substância utilizada para sanitização nos hospitais”, esclarece.

Urias ainda afirma que os funcionários do Mutirama não pararam de trabalhar durante o período em que o Parque ficou de portas fechadas para o público. “Todos os brinquedos eram colocados para funcionar pelo menos três vezes por semana e as manutenções elétricas e mecânicas foram feitas rotineiramente”. O presidente da Agetul diz que alguns brinquedos também ganharam melhorias estéticas com nova pintura.

Urias Júnior defende que a abertura do Parque Mutirama também contribui com a melhoria da saúde da população. “A saúde do ser humano não se trata apenas da saúde física, mas também psicológica. Os pais dentro de casa com seus filhos durante o isolamento necessitam de um espaço seguro para lazer em família e hoje o Mutirama é a opção de lazer mais segura do que qualquer outro lugar de Goiânia”, declara. (Especial para O Hoje) 

Viagem de férias deve ter cuidados redobrados 

Em tempos de pandemia de covid-19, os cuidados devem ser redobrados por passageiros de avião e de ônibus nestas festas de fim de ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, entre as medidas sanitárias que devem ser seguidas em aeroportos e aeronaves, está o uso permanente de máscaras de proteção facial por passageiros, funcionários e tripulação.

A agência reguladora também determinou a organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente do avião.

Administradora de 48 aeroportos brasileiros, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estabeleceu uma série de medidas para evitar a transmissão pelo novo coronavírus. Entre as recomendações estão dar preferência aos canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web check-in e evitar o manuseio de cartões de embarque impressos dando preferência para os bilhetes em formato digital.

Outras orientações são manter o distanciamento entre as pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros, e organização, junto com as empresas aéreas, de espaçamento entre os passageiros nos embarque e desembarques de passageiros.

As companhias aéreas Gol e Latam informaram que as aeronaves são equipadas com o sistema de filtro de ar de alta eficiência HEPA, capazes de remover 99,97% das partículas, incluindo vírus e bactérias, graças à renovação do ar a cada 3 minutos, garantindo um ambiente higienizado.  As empresas também disseram que o álcool gel está disponível nos voos e é oferecido um serviço de bordo com menos interação entre a tripulação e os passageiros.

Viagens de ônibus

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que as empresas operadoras de serviços de transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros deverão observar as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de ações para limpeza e desinfecção dos veículos, em especial aquelas sobre o controle de qualidade dos ambientes climatizados e controle de vetores.

A ANTT ainda alertou sobre os perigos de utilizar o transporte clandestino interestadual de passageiros com risco de infecção pelo novo coronavírus a que os passageiros que optam pelos ônibus e vans piratas ficam expostos pela não adoção das determinações vigentes de higienização dos veículos. (ABr) 

Veja Também