Goiânia registra aumento de 4% nos casos de Covid-19

Capital vinha registrando taxa de testes positivos que girava em torno de 5% a 7% | Foto: Divulgação Pref. Goiânia

Postado em: 15-01-2021 às 11h40
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia registra aumento de 4% nos casos de Covid-19
Capital vinha registrando taxa de testes positivos que girava em torno de 5% a 7% | Foto: Divulgação Pref. Goiânia

Daniel Alves

O número de casos positivos para o Coronavírus em Goiânia registra aumento de cerca de 4% e preocupa autoridades da Saúde. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), testou 1.833 pessoas no primeiro dia da testagem ampliada da população em 2021. Do total, 180 deram positivo para Covid-19, o que representa 9.8%.

Para a diretora de Epidemiologia, Grécia Carolina Pessoni, o percentual de positivos é preocupante e confirma um aumento no número de casos de Covid-19 em Goiânia. “Desde o início da testagem, a média geral de positivos é de 12%, mas desde outubro vínhamos registrando uma queda acentuada que girava em torno de 5% a 7%, mas chegamos a registrar pouco mais de 3%. Agora temos quase 10% e isso é muito preocupante”, enfatiza a diretora.

Continua após a publicidade

Com o crescimento dos casos positivos, a SMS alerta para que as medidas de segurança sejam seguidas. “É preciso que todos continuem usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Até que a vacina chegue, somente essas ações podem salvar vidas”, informa.

A aplicação do teste de antígeno, que fica pronto em poucos minutos após a coleta com swab, tem como meta identificar as pessoas que estão com a doença, mas não apresentam sintomas. Uma vez identificadas e isoladas, é possível quebrar a cadeia de transmissão do novo Coronavírus no meio onde elas costumam circular.

Quem estiver com sintomas, deve procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 (3267-6123 e 98599-0200).

Região Oeste

Por apresentar maior número de casos e internações, a região Oeste foi a escolhida para a realização da primeira testagem do ano. “Como médico, o secretário Durval Pedroso sabe a importância do teste de antígeno para interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus”, afirma Grécia Pessoni, diretora de Epidemiologia da SMS.

Grécia enfatiza ainda o quanto Goiânia está à frente de outras cidades com esse tipo de testagem. “O Rio de Janeiro, por exemplo, agora que comprou 10 mil testes de antígenos, nós já realizamos mais de 106 mil”, destaca.

Teste de antígeno

O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz, com swab, espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Quem apresentar resultado positivo passará por consulta médica no local da testagem. Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto, Goiânia já testou 106.206 pessoas, sendo que 12.192 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,5% do total. (Especial para O Hoje)

 

Veja Também