Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Duas milhões de vacinas da AstraZeneca chegam ao Brasil. 140 mil vem para Goiás

A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates | Foto: divulgação

Postado em: 22-01-2021 às 19h05
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Duas milhões de vacinas da AstraZeneca chegam ao Brasil. 140 mil vem para Goiás
A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates | Foto: divulgação

Nathan Sampaio

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30 desta sexta-feira (22/1) no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Para o recebimento da carga, estão presentes no local os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. 

De lá, as vacinas serão encaminhadas para o Rio de Janeiro. A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates. Após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio. De acordo com a Fiocruz, assim que chegarem à instituição, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde. 

Continua após a publicidade

Goiás

O governador Ronaldo Caiado anunciou, também nesta sexta-feira (22), que dessas 2 milhões de vacinas, 140 mil doses virão para Goiás. Deste quantitativo, será feita uma reserva técnica de 5%, destinada a Estados cujas estruturas de saúde estejam colapsadas, como o Amazonas. A medida foi acertada entre os governadores. Assim, Goiás terá acesso a 132,5 mil doses.

O anúncio do governador foi feito durante inauguração do primeiro Ipasgo Clínicas especializado em saúde mental do Estado, que contou com a presença da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Grupo de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. Caiado também publicou a novidade em seu perfil no Twitter.  “Ontem falei com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e ela garantiu que deverá chegar a carga de 2 milhões da vacina Astrazeneca/Oxford, vinda da Índia ao Brasil”, afirmou. 

Segundo Caiado, o imunizante será submetido a análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e depois será distribuído aos Estados. O plano de vacinação do governo federal estabelece o encaminhamento de 7% das doses nacionais para Goiás, o que totaliza um volume de 140 mil desta nova remessa. A expectativa é de que elas cheguem até a próxima segunda-feira (25/01), apontou o governador. A AstraZeneca ainda será destinada à cobertura dos grupos considerados prioritários. 

Com informações da Agência Brasil

Veja Também