Goiás deve ultrapassar número de 100 mil pessoas vacinadas na próxima semana

O governo informou que a aplicação de vacinas com a primeira dose já foram dadas a mais de 75 mil pessoas | Foto: divulgação

Postado em: 30-01-2021 às 13h20
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás deve ultrapassar número de 100 mil pessoas vacinadas na próxima semana
O governo informou que a aplicação de vacinas com a primeira dose já foram dadas a mais de 75 mil pessoas | Foto: divulgação

Nathan Sampaio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, neste sexta-feira (29/1), que 75.496 goianos, entre trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos já foram imunizados com a primeira dose contra a Covid-19. As primeiras pessoas vacinadas no Estado, tiveram as doses aplicadas no último dia 18, a quase duas semanas. Neste ritmo, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas do público alvo emergencial recebem a vacina ainda nesta próxima semana.

Além disso, conforme também informou o governador Ronaldo Caiado em suas redes sociais, do total de 278.480 doses (90.280 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca), já foram distribuídas 155.780 para os 246 municípios goianos. A previsão é que a terceira remessa atenda pessoas acima de 80 anos. “Temos perspectiva de chegar, no País, a uma oferta de quase 1,5 milhão de doses de vacina por dia, ou seja, 45 milhões por mês”, adiantou Caiado. 

Continua após a publicidade

Registro

Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as Secretarias Municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

Entretanto, a ferramenta ainda apresenta instabilidades e, gradativamente, os municípios estão alimentando as informações. Assim, os dados inseridos no SI-PNI Covid-19 são publicizados na plataforma Lozaliza SUS (https://localizasus.saude.gov.br/), do Ministério da Saúde. De acordo com a ferramenta há o registro de 28.802 doses aplicadas em Goiás até quinta-feira (28/01).

SMS

Além das informações do Estado, a Secretaria Municipal de Sáude (SMS) de Goiânia, afirmou que mais de 50 instituições estão recebendo doses da vacina CoronaVac e que, até a próxima terça-feira (2/2), cerca de 22 mil profissionais da saúde devam ser vacinados. 

Entre os maiores hospitais estão o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), com 3.630 trabalhadores; Hospital das Clínicas (HC), com 3.375; Hospital de Urgências de Goiânia, com 2.227 trabalhadores, e Hospital Materno Infantil (HMI), com 1.750. Também estão sendo agendados os trabalhadores da Atenção Primária, que começaram a ser vacinados nesta terça-feira (26/1) com doses da AstraZeneca. 

Veja Também