Goiânia vacina profissionais fora da linha de frente

Serão imunizados médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e odontólogos | Foto: Reprodução

Postado em: 04-02-2021 às 09h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia vacina profissionais fora da linha de frente
Serão imunizados médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e odontólogos | Foto: Reprodução

Maiara Dal Bosco

Profissionais de saúde que não estão na linha de frente no combate à Covid-19 começaram a ser vacinados ontem (03), em Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), serão imunizados nesta etapa médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e odontólogos, com exceção dos que estão afastados, aposentados ou que não trabalham com atendimento ao público. A vacinação destes profissionais está sendo realizada nas respectivas sedes dos conselhos profissionais de cada categoria e segue os protocolos previstos pelo Informe Técnico do Ministério da Saúde.

De acordo com o Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a vacinação destes profissionais já está sendo agendada. “Desde a semana passada, entramos em contato com os maiores conselhos aqui da Capital, para já agendar a vacinação para aqueles profissionais que não foram vacinados nos mais de 50 hospitais que a Secretaria Municipal de Saúde já realizou vacinação aqui no município”, afirmou.

Continua após a publicidade

Para receber a vacina, segundo informou a SMS, os profissionais devem apresentar carteira profissional, comprovante de endereço e comprovante de que atuam na área da saúde, como crachá, contracheque ou declaração. Quem for autônomo, entretanto, deverá preencher, no ato da vacinação, uma declaração das suas atividades na área da saúde. Segundo o novo calendário de vacinação, médicos e farmacêuticos foram vacinados entre ontem (03) e hoje (04). Já odontólogos, hoje (04) e amanhã (05).  Enfermeiros receberão o imunizante nos dias 03, 04, e 05.

Conforme o Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, a vacinação dos profissionais de saúde não é definida pela faixa etária, e sim destinada àqueles que estão atendendo. “Quem estiver afastado, ou é aposentado, não preenche os critérios definidos pelo Ministério da Saúde e deverá aguardar a disponibilidade de vacinas para seu grupo etário”, afirmou.

Sobre os idosos, o Superintendente de Vigilância em Saúde pontuou que nesta primeira fase, estão sendo seguidos os critérios estabelecidos pelo Ministério de Saúde. “Existe uma expectativa de chegada de mais doses para que na próxima semana possamos começar a vacinação de idosos, provavelmente para as pessoas acima de 90 anos. Nós temos aqueles idosos que são registrados na SMS, acamados, que nós vamos em casa fazer a vacinação deles, e também nós vamos fazer a vacinação na modalidade drive-in, em espaços abertos para promover um local mais adequados para a vacinação, já que os idosos, desde o início da pandemia, estão em isolamento social.”, destacou.

Testagem ampliada

Com o objetivo de continuar testando a população goianiense para a Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SMS, iniciou, também ontem (3), uma ação na região Leste da Capital. A ação será realizada até às 17 horas de hoje (4), nas modalidades drive-thru e pedestre, sem agendamento, na Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, no Jardim Novo Mundo. A testagem é destinada a pessoas com mais de 12 anos de idade e que não apresentem sintomas da doença. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar.

Segundo Durval Pedroso, a meta é realizar cerca de dois mil testes nesta semana. “Só nas primeiras três semanas de 2021, testamos mais de 10 mil pessoas, sendo que mais de mil tiveram resultado positivo. Isso mostra a necessidade de continuarmos com a ação em locais onde a taxa de contaminação está maior e nesta semana é a região Leste. Só assim vamos tirar os assintomáticos de circulação e conter o vírus”, ressaltou. 

 Desde o início da testagem ampliada da população, em de agosto de 2020, Goiânia já testou 116.755 pessoas, sendo que 13.348 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,4% do total. (Especial para O Hoje)

Veja Também