Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Aylton Vechi recebe ampla maioria de votos em eleição para procurador-geral de Justiça de Goiás

Cabe agora, ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nomear Vechi, que exercerá seu segundo mandato | Foto: reprodução

Postado em: 05-02-2021 às 18h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Aylton Vechi recebe ampla maioria de votos em eleição para procurador-geral de Justiça de Goiás
Cabe agora, ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nomear Vechi, que exercerá seu segundo mandato | Foto: reprodução

Nathan Sampaio

O procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi recebeu 90% dos votos válidos dos membros do Ministério Público de Goiás (MP-GO) na eleição para o cargo, realizada nesta sexta-feira (5/2). O pleito, realizado totalmente on-line, por meio do sistema e-Voto, como forma de prevenção à Covid-19, foi encerrado às 17 horas e registrou 325 votos válidos, de um total de 408 membros que estavam aptos a votar. Foram registrados 37 votos em branco. Vechi foi o único inscrito.

Continua após a publicidade

Foi a primeira vez que a eleição foi realizada inteiramente online, o que permitiu o voto a distância. De acordo com o MP-GO, medida contribuiu para evitar o deslocamento dos eleitores e aumentar a segurança sanitária perante a pandemia.

Apurado em poucos segundos, o resultado foi proclamado pelo procurador de Justiça Vinicius Jacarandá Maciel, membro da Comissão Eleitoral. O ofício com o resultado da eleição foi encaminhado logo após a apuração ao governador Ronaldo Caiado, a quem cabe nomear o procurador-geral de Justiça para o biênio 2021-2023. Este será o segundo mandato de Vechi.

Currículo

Natural de Sorocaba (SP), o procurador-geral de Justiça cursou Direito na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, concluindo o curso em 1989. Ingressou no Ministério Público de Goiás em 1990, passando pelas comarcas de Alvorada do Norte, Rialma, Itapaci, Rio Verde, Itumbiara e Goiânia. Foi promovido a procurador de Justiça em 1998. Integrou o Conselho Superior do MP por 11 vezes. Foi ainda chefe de Gabinete e assessor administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça. Também exerceu dois mandatos como corregedor-geral do MP-GO, tendo presidido o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU) em 2013.  

Veja Também