Delegado alerta sobre golpes ligados à vacinação contra Covid-19

Cássio Arantes foi entrevistado pelo O Hoje News, edição da tarde, desta terça-feira (09/02) | Foto: reprodução

Postado em: 09-02-2021 às 20h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Delegado alerta sobre golpes ligados à vacinação contra Covid-19
Cássio Arantes foi entrevistado pelo O Hoje News, edição da tarde, desta terça-feira (09/02) | Foto: reprodução

Nathan Sampaio

Entrevistado pelo O Hoje News, edição da tarde desta terça-feira (09/02), o delegado Cássio Arantes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), alertou sobre as possibilidades de golpe que tem acontecido envolvendo informações falsas sobre a vacinação contra Covid-19 em Goiás.

Continua após a publicidade

De acordo com o delegado, os criminosos têm, a cada dia, inventado novas “engenharias” pra induzir as pessoas ao erro. “Sobre esses golpes, eles são feitos por ligação ou mensagens de texto onde os criminosos se passam por servidores do Ministério da Saúde, entram em contato com as vítimas, prioritariamente idosas e informam que estão fazendo um suposto cadastramento pra elas, as colocando em uma fila para a vacinação”, explicou.

Após isso, continua Cássio, caso a vítima caia no golpe, os criminosos coletam dados pessoais como endereços, CPF e outros e falam que a pessoa receberá um código de confirmação para aprovação da vacinação. “Este código, porém, é o golpe. Ele autoriza a migração do aplicativo da vítima para um outro telefone, onde o bandido tem acesso aos contatos da pessoa e aí, a partir disso, passam a pedir dinheiro para pessoas aleatórias da agenda”, revela, confirmando que este é o famoso golpe do whatsapp sendo usado com o viés da vacinação.

Ainda segundo o delegado a incidência deste golpe em Goiás é pequena, apesar disso, ele alerta que, mesmo que qualquer órgão do governo peça para que algum cadastramento seja feito, isso é feito por meio de instituições e sites oficiais, e não por telefone como fazem os golpistas.

Confira a entrevista na íntegra no canal do Youtube

Veja Também