Novas doses de vacinas podem chegar em Goiás nesta semana

Secretaria estadual de saúde aguarda o Ministério da Saúde para saber quantitativo e data de entrega | Foto: Reprodução

Postado em: 16-03-2021 às 08h10
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Novas doses de vacinas podem chegar em Goiás nesta semana
Secretaria estadual de saúde aguarda o Ministério da Saúde para saber quantitativo e data de entrega | Foto: Reprodução

Jailson Sena

Com a entrega de 3,3 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15/03), Goiás e demais estados podem receber as novas remessas ainda nesta semana.

“É prevista a chegada de novas doses na quarta-feira (17/03). Entretanto, Goiás aguarda detalhes do quantitativo de doses e confirmação da data de chegada” disse a Secretaria Estadual de Saúde ao O Hoje. 

Continua após a publicidade

Ao todo, já foram fornecidas 20,6 milhões de doses do imunizante CoronaVac, desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas a todas as regiões do país, por meio do Programa Nacional de Imunizações.

Pelo cronograma apresentado pelo Butantan, na próxima quarta deve ser enviada mais uma remessa com 2 milhões de vacinas e, até o fim do mês, o instituto prevê fornecer um total de 22,6 milhões de doses. Até o fim de abril, a previsão é que tenham sido entregues 46 milhões de doses, conforme o contrato com o governo federal.

De acordo com o Butantan, a produção da vacina foi acelerada e o quadro de funcionários responsáveis pelo envase do produto foi dobrado. 

Requerimentos

Enquanto o estado ainda depende do Governo Federal, o vereador Geverson Abel via requerimento, solicitou ao governador Ronaldo Caiado, a compra de vacinas utilizando recursos próprios do poder público estadual. A justificativa encontra-se na situação terrível que o Brasil inteiro passa, além do estado de Goiás, onde a situação é tão ou mais grave que em outros estados.

A justifica fortalece ainda mais pelo fato destes outros estados terem comprado vacinas por conta própria. Para o vereador, a única forma de parar a disseminação do vírus e criar-se um contexto de esperança é imunizando a população. 

Veja Também