Fiocruz anuncia maior colapso sanitário e hospitalar na história do Brasil

Como forma de enfrentamento, a fundação entregou, nesta terça-feira, um lote de 500 mil doses de imunizantes contra a covid | Foto: reprodução

Postado em: 17-03-2021 às 16h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Fiocruz anuncia maior colapso sanitário e hospitalar na história do Brasil
Como forma de enfrentamento, a fundação entregou, nesta terça-feira, um lote de 500 mil doses de imunizantes contra a covid | Foto: reprodução

João Gabriel Palhares

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou nesta terça-feira (16/03), mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19. No material produzido há indicadores que apontam para uma situação extremamente crítica no país. Segundo os pesquisadores, em decorrência da pandemia, o Brasil está enfrentando o maior colapso sanitário e hospitalar da história.

O mapeamento realizado pela fundação traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020. O boletim é composto por dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal. Há também a colaboração das secretarias de Saúde das capitais. As novas informações apuradas foram adicionadas à série histórica já apresentada pelo Boletim.

Continua após a publicidade

Conforme anunciado pelo observatório, no atual momento, as taxas de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos estão iguais ou superiores a 80%. Os dados são baseados em 24 estados e no Distrito Federal. Há também, conforme o relatório, 15 estados com taxas iguais ou superiores a 90%. 25 das 27 capitais estão com as taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.

Segundo os pesquisadores da Fiocruz, a adoção de ações de prevenção mais rigorosas com as atividades não essenciais é uma forma de evitar que o número de casos e mortes se alastre ainda mais pelo país. Para eles, a adoção de máscaras em larga escala, a aceleração da vacina e as medidas de distanciamento social podem também ajudar na redução de casos e morte, como também na diminuição das taxas de ocupação de leitos. 

Mais Vacinas

Após a divulgação dos dados, a Fiocruz entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta terça-feira (17/03), um lote de 500 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. As vacinas Oxford/AstraZeneca foram fabricadas em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que foi importado da China. Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, 580 mil doses serão disponibilizadas até sexta-feira (19/03).

Conforme a Fiocruz, em março, serão entregues 3,8 milhões de doses dos imunizantes. Já a partir de abril, poderão ser produzidas mais de 20 milhões de vacinas mensalmente, afirma a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. 

Veja Também