Polícia Técnico-Científica de Goiás é referência nacional em comprovações de DNA em crimes

A superintendência goiana foi a que mais teve coincidências no país |Foto: divulgação SPTC

Postado em: 21-03-2021 às 11h40
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Técnico-Científica de Goiás é referência nacional em comprovações de DNA em crimes
A superintendência goiana foi a que mais teve coincidências no país |Foto: divulgação SPTC

Jailson Sena

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) de Goiás, foi destaque no país em 2020 segundo o relatório semestral da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

O reconhecimento foi devido o estado ser a unidade da federação com maior número de coincidências (quando o material genético de algum suspeito é comprovado por exames com alguma prova de DNA achada no local do delito), entre vestígios de diferentes locais de crimes.

Continua após a publicidade

“Nesse sentido, o DNA é vestígio fundamental para determinação de autoria, vinculando de modo quase que definitivo um suspeito a determinado instrumento como em uma arma ou mesmo a uma vítima de estupro”, ressalta o Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo.

Com a pandemia desde o ano passado, um dos principais desafios foi em relação à proteção dos servidores como policiais, peritos criminais, médicos legistas e auxiliares. “Tivemos cuidados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), e com a higienização das estações de trabalho e dos alojamentos”, contou Marcos.

Além do trabalho de cruzamento de dados genéticos, a polícia científica realiza trabalho de perícias criminais e médico-legais relacionadas a investigações de crimes contra a vida, trânsito, patrimonial, tráfico de drogas e outros. 

“A Polícia Científica goiana conta ainda com Peritos Criminais e Médicos Legistas renomados nacionalmente, nas áreas de Balística, Engenharia, Perícias Ambientais, dentre outras”, complementou o superintendente. 

Além de reconhecimentos nacionalmente em alguns trabalhos, o órgão também já foi reconhecido internacionalmente em concursos relacionados a alguns casos relevantes solucionados por meio do DNA. Porém, para a equipe, apenas um é o mais importante. 

 “O maior reconhecimento que se pode ter é o do cidadão goiano, principalmente aquele que já foi vítima de um crime quando tem o caso solucionado”,finaliza Melo.

Veja Também