Programa Cooperativismo na Escola será iniciado na rede estadual de Goiás

Parceria entre a Seduc e o Sistema OCB/GO pretende compartilhar estudos sobre cooperação, empreendedorismo e educação financeira | Foto: reprodução

Postado em: 09-04-2021 às 18h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa Cooperativismo na Escola será iniciado na rede estadual de Goiás
Parceria entre a Seduc e o Sistema OCB/GO pretende compartilhar estudos sobre cooperação, empreendedorismo e educação financeira | Foto: reprodução

Da redação

Na segunda-feira (12/4), será realizada a primeira aula virtual do Curso de Formação em Cooperativismo para Educadores do Programa Cooperativismo na Escola. O encontro, que acontecerá às 15 horas, compõe uma parceria entre o Sistema OCB/GO e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), na rede estadual pública de ensino de Goiás.

O programa será desenvolvido, inicialmente, em algumas escolas-piloto da rede estadual de ensino de Goiânia e Aparecida de Goiânia, mas há conversações por parte dos dirigentes do Sistema OCB/GO e a prefeitura da capital para fazer um projeto similar na rede municipal. “Vamos também conversar com os prefeitos do interior. Consideramos que esse programa é valioso e deve gerar resultados significativos a médio e longo prazos”, frisa Luís Alberto Pereira.

Continua após a publicidade

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, explica que o projeto nasceu da vontade de transmitir os conceitos de cooperação, empreendedorismo e educação financeira desde cedo às crianças e aos jovens de escolas públicas. Futuramente, também poderá ser desenvolvido nas escolas particulares.

“Temos a certeza de que, se as crianças crescerem já com essa mentalidade, nós vamos ter adultos mais empreendedores e mais cooperativos. A nossa intenção é repassar o conteúdo de forma transversal, por meio das matérias normais do currículo escolar, e culminar com o incentivo e o apoio para a criação de cooperativas mirins nessas escolas”, informa.

Transformação social

A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, ressalta que a importância do programa está relacionada ao desenvolvimento de competências pelos professores e estudantes, como a autonomia, a independência e a intervenção positiva na própria comunidade. “O trabalho cooperativo é considerado um dos principais instrumentos de transformação social, porque tem como pilares a formação de lideranças, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social”, frisa.

O projeto-piloto envolverá oito unidades escolares e é um esforço para analisar e fazer adequações para que seja possível alcançar os objetivos. “Posteriormente queremos ampliar para outras escolas de diversas cidades goianas”, explica Fátima Gavioli. A secretária afirma que, com o apoio das escolas, é possível ensinar conceitos de trabalho em equipe, cooperação e democracia. “São princípios diretamente ligados ao cooperativismo e, por meio dele, os nossos jovens estudantes terão condições de sonhar e trabalhar para realizar projetos. Desenvolver esses conhecimentos e concretizar projetos não beneficia somente a comunidade escolar, impacta de forma positiva toda a comunidade onde a escola está inserida”, acrescenta.

O programa será realizado ao longo de 2021 e destina-se a estudantes e professores do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, mediante adesão voluntária, e se propõe a desenvolver ações que, a um só tempo, constituam educação continuada para professores e tenham possibilidade de aplicação prática. Está formatado para, simultaneamente, formar professores e favorecer o protagonismo e a autonomia dos estudantes, apresentando-lhes desafios que valorizem sua presença na comunidade.

A solenidade virtual pode ser acessada pelo link https://us02web.zoom.us/j/89226694531

 

Veja Também