SMS realiza testagem rápida de antígeno nesta quinta-feira

Agendamento poderá ser feito nesta quarta-feira (14/4) pelo site da Prefeitura de Goiânia | Foto: reprodução

Postado em: 14-04-2021 às 16h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: SMS realiza testagem rápida de antígeno nesta quinta-feira
Agendamento poderá ser feito nesta quarta-feira (14/4) pelo site da Prefeitura de Goiânia | Foto: reprodução

Da redação

A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta quarta-feira (14/4) que já está disponível o agendamento para a testagem rápida de antígeno para Covid-19. Os testes serão realizados já na quinta-feira (15/4). O agendamento poderá ser feito através do site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). O modelo adotado pela prefeitura pretende evitar aglomerações e longo tempo de espera nos locais de testagem. 

A testagem tem, por objetivo, identificar assintomáticos para, a partir da orientação quanto ao isolamento, quebrar a corrente de transmissão. Para agendamento, o usuário deve acessar o site da Prefeitura (clicando aqui) . Após isso, basta apenas inserir os dados solicitados e escolher entre as unidades que disponibilizam o atendimento.

Continua após a publicidade

Podem fazer o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas. Pessoas sintomáticas, por sua vez, devem procurar uma das 42 unidades de saúde aptas para realizar o teste RT-PCR. O resultado é liberado em até 24h e pode ser visualizado pela internet, conforme orientação das equipes coletoras. 

Ações de testagem

Atualmente, são realizados 13.650 testes por semana, considerando os procedimentos feitos nas unidades de saúde e testagem ampliada. Semanalmente, são feitos 5.250 testes de antígeno, modalidade na qual o resultado sai em 20 minutos. 

O montante inclui tanto aqueles feitos nas unidades de saúde, para efeitos de encaminhamento do paciente, quanto nas ações de testagem ampliada. Estas, desde 11 de março, são feitas por agendamento, evitando aglomerações durante a espera. Seu intuito é identificar pacientes assintomáticos, orientar quanto ao seu isolamento e, deste modo, frear a propagação do vírus. Somente neste ano, 36.622 testes foram aplicados nas testagens semanais ampliadas. 

As unidades de saúde também efetuam os testes do tipo RTPCR, que detecta o vírus em pessoas sintomáticas. O exame, com coleta de swab naso-orofaringe, tem resultado apresentado em até 24 horas e o paciente pode visualizá-lo pela internet. Em média, 8.400 testes desta modalidade são feitos em 42 unidades de saúde da capital. Lembrando que o teste é indicado para pacientes sintomáticos que procuram atendimento médico. Não há necessidade de agendamento. 

Veja Também