Idosos encaram filas de 15 horas por vacinas em Goiânia

Baixa adesão da segunda dose na última semana contribuiu para aglomerações, diz secretário | Foto: Reprodução

Postado em: 24-04-2021 às 08h13
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Idosos encaram filas de 15 horas por vacinas em Goiânia
Baixa adesão da segunda dose na última semana contribuiu para aglomerações, diz secretário | Foto: Reprodução

Daniell Alves

O cronograma de vacinação em Goiânia tem sido lento e demorado. Isto porque alguns idosos chegam a ficar cerca de 15 horas nas filas de vacinação esperando para receber a dose do imunizante contra a Covid-19. Conforme apurado pelo O Hoje, nos postos de vacinação na, aqueles que fazem parte do grupo prioritário chegam a levar cadeiras para ficar aguardando a sua vez. 

Nesta semana, grande parte dos goianienses do grupo prioritário reclamou da demora para o atendimento. Com isso, a Prefeitura de Goiânia abriu oito novos postos para as pessoas se vacinar. No total, são 17 locais fazendo a imunização contra a doença. 

Continua após a publicidade

Cerca de 24 horas para receber a vacina. Foi esse o tempo que o engenheiro Luizmar Mendes teve que esperar na manhã de terça (20). Mesmo sendo o primeiro da fila de carros na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário, ele disse que precisou chegar ao local no dia anterior, às 12 horas. 

Já na Escola Rotary Goiânia Oeste, localizada no Jardim América, os idosos esperaram horas pela vez de vacinar em pé e debaixo do sol. No Shopping Passeio das Águas, foi formada uma fila quilométrica de carros. Vídeos enviados pelos leitores do O Hoje mostram a lentidão do trânsito no local devido à vacinação. 

No Parque Anhanguera, um vídeo mostra diversos idosos aglomerados sem nenhum distanciamento, disputando a rua com os carros, já que a fila começava na calçada e terminava na rua. “O trem está feio aqui. Olha o jeito que está aqui no Parque Anhanguera. Todo mundo pertinho um do outro, quase se abraçando. Está uma loucura”, disse a mulher que gravou o vídeo. Situações como estas também foram vistas nos outros postos de vacinação. 

Em nota ao O Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que vem antecipando a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac nos idosos, que estão com o aprazamento recomendado entre 21 a 28 dias há mais de duas semanas. “Acrescentamos também que foram dispostos diversos postos de atendimento, nas modalidades pedestre e drive thru durante a semana, já na terça-feira (20) foi adicionado o drive thru no Estádio Serra Dourada. A procura pelo reforço do imunizante se encontra dentro do esperado e até o momento mais de 138 mil pessoas receberam a segunda dose do imunobiológico”, garante. 

Ampliação 

Mesmo após a implantação de oito novos postos, o problema das aglomerações não foi resolvido. De acordo com o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, afirma que o problema está relacionado à ansiedade das pessoas para receberem a primeira dose. “Existe a ansiedade da população para a primeira dose, pessoas que vão de madrugada e muito cedo para os postos. Isso acaba sobrecarregando a estrutura de vacinação”, disse.

Além disso, segundo ele, outro fator que contribuiu para a demora é a baixa adesão de segunda dose na semana passada, o que aumentou a demanda nesta semana. “Um dos impactos que estamos tendo é que as doses de segunda vez que estavam programadas para sexta-feira e sábado [da semana passada] tiveram baixa adesão, por isso, está acontecendo sobrecarga. Nesse sentido, estamos programando a ampliação e, por isso, abrimos mais sete pontos e hoje o drive-thru do Serra Dourada para ampliar o acesso”, explicou.

Durval enfatiza que o objetivo é evitar as filas e vacinar a população o mais rápido possível. “Temos que trabalhar ao máximo para evitar que as filas se formem e para que as pessoas sejam vacinadas o mais rápido possível e com segurança”, disse.

Vacinação continua hoje

Após o recebimento de nova remessa com 42.750 doses contra a Covid-19, a Prefeitura de Goiânia segue com o Plano Municipal de Imunização na Capital. Neste sábado (24), idosos e trabalhadores da saúde recebem primeira e segunda dose do imunizante, conforme faixa etária e ordem alfabética. O atendimento é das 8h às 17h, mas é preciso atentar-se às alterações nos postos de vacinação, feitas para otimizar o processo.

De acordo com a SMS, a estratégia de vacinação desta etapa contempla a continuidade da primeira dose em idosos a partir de 62 anos que ainda não tenham recebido o imunizante. Ainda, adianta o reforço da Coronavac em pessoas com idade igual ou superior a 66 anos, com iniciais de A a I, que estejam aprazadas para os dias 26 e 27 de abril. O atendimento ao grupo será distribuído entre dois postos de drive thru (Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas) e sete para pedestres. 

 “Para este grupo, frisamos que o atendimento a pedestres foi disponibilizado em seis escolas municipais e na Área I da PUC. E é aqui que pedimos atenção dos pacientes, pois este posto normalmente era usado como drive thru mas, neste sábado, funcionará apenas para pedestres”, esclarece Polyana Braga, gerente de imunização da SMS. Não é necessário agendamento, porém, portar documento pessoal, comprovante de endereço e, ainda, da primeira dose para quem for tomar o reforço. (Especial para O Hoje)

Veja Também