Museu da Língua Portuguesa recebe trabalhos para o I Seminário Viagens da Língua

Postado em: 08-11-2021 às 13h27
Por: Redação
Seminário é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa | Foto: Reprodução

O Museu da Língua Portuguesa realiza entre 8 e 10 de dezembro, o seu primeiro seminário internacional. Organizado pelo Centro de Referência do Museu, o ‘I Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono’ vai discutir a multiplicidade de línguas e as diversas formas de falar existentes nos territórios lusófonos, levando em consideração seus contextos sociais e culturais. 

E quem quiser submeter os seus trabalhos para apresentá-los na programação, que será toda virtual, pode fazer isso até o dia 15 de novembro em um link dentro da notícia sobre o seminário no site do Museu da Língua Portuguesa. O evento reunirá pesquisadores, docentes e artistas, entre outros, que serão convidados a compartilhar estudos científicos e experiências que contribuam para uma reflexão e aprofundamento deste tema que é fundamental para o Museu da Língua Portuguesa. 

Os resumos devem ser apresentados dentro de três eixos temáticos, que vão guiar as atividades do ‘I Seminário Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono’. Em Políticas linguísticas, os convidados vão falar, por exemplo, sobre como territórios em que coexistem diferentes línguas definem qual ou quais delas serão adotadas no ensino. 

Já em Culturas multilíngues, um dos assuntos discutidos será a realidade das pessoas que vivenciam o português junto às outras línguas de seus territórios. Por fim, O português no mundo vai debater justamente a participação da língua portuguesa nas sociedades dos cinco continentes. 

SERVIÇO  

I Seminário Viagens da Língua

Quando:  8 a 10 de dezembro 

Inscrições: Até 15 de novembro

Mais informações: (www.museudalinguaportuguesa.org.br)

Compartilhe: