Como aumentar a produtividade?

É possível encontrar definições diferentes para a cultura organizacional, mas, em essência, estamos nos referindo ao estabelecimento das principais diretrizes do negócio

Postado em: 09-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como aumentar a produtividade?
É possível encontrar definições diferentes para a cultura organizacional, mas, em essência, estamos nos referindo ao estabelecimento das principais diretrizes do negócio

Realmente, mercados mais competitivos têm exigido esforços redobrados dos gestores. E não é fácil obter a almejada diferenciação apenas com base nos atributos físicos dos produtos e serviços. É nesse contexto que se torna imprescindível a valorização da cultura organizacional.

A partir dela, as organizações conseguem alinhar com mais eficiência o trabalho de seus colaboradores no dia a dia, além de cuidar melhor da exposição da sua imagem, influenciando positivamente a percepção que o público tem sobre a empresa.

Diante disso, o objetivo deste artigo é explicar o que precisa ser feito para estabelecer uma cultura organizacional adequada, e como esse processo impacta nos índices de produtividade da equipe. Interessado? Então, boa leitura!

Continua após a publicidade

É possível encontrar definições diferentes para a cultura organizacional, mas, em essência, estamos nos referindo ao estabelecimento das principais diretrizes do negócio, as premissas que vão definir como a empresa será percebida pelos seus públicos de interesse.

Avaliando a sua importância para o ambiente interno, podemos dizer que se trata de um pilar estratégico para qualquer organização. Afinal, é uma forma de engajar os colaboradores em torno de objetivos comuns.

Contudo, para que isso funcione, os valores, a visão e os ideais da organização precisam ser reconhecidos no dia a dia. Ou seja, não basta ter apenas um texto bem-feito sobre o assunto no site institucional da empresa.

Estruturar os processos de trabalho, organizá-los e definir as estratégias que serão privilegiadas — esse é o objetivo da cultura organizacional.

Contudo, é importante que as premissas sejam assimiladas, incorporadas à rotina. Então, como fazer isso na prática? Bom, é preciso tomar alguns cuidados:


Valorize a prática

Um deles é não deixar que haja um distanciamento entre o discurso e a prática. Se a empresa propõe determinada linha de condução para os negócios, é importante ter ações que sejam coerentes com essas orientações.

Isso parece óbvio, mas é muito comum vermos organizações que fazem alarde sobre determinadas questões, mas não agem de acordo com essas determinações. Do que adianta “anunciar” uma política de valorização dos profissionais, por exemplo, quando não existem na empresa iniciativas voltadas para esse fim?

O mesmo vale para as questões vinculadas à relação estabelecida com os clientes. Uma empresa que não consegue ter bons índices de satisfação do cliente não deve promover que esse é o seu foco principal.


Cuide do público interno

Fique atento: no caso do público interno, os eventuais descompassos entre discurso e prática são ainda mais graves. Primeiro, porque são facilmente identificados. Segundo, porque prejudicam bastante no clima organizacional, gerando insegurança e falta de credibilidade para as propostas da organização.

Por outro lado, empresas que valorizam a sua cultura organizacional têm muito mais facilidade na gestão diária do negócio, e sucesso na tomada de decisões estratégicas.

Por influenciar positivamente no clima organizacional, a cultura empresarial tem relação direta com o aumento de produtividade. E reside nesse aspecto a relevância do trabalho da área de RH, principalmente se ela tiver — como exige a administração atual — um foco mais estratégico do que operacional.

Como os colaboradores são responsáveis por “materializar” os princípios que definem a cultura organizacional da empresa, é importante que as estratégias de gestão de pessoas sejam orientadas para o fortalecimento desses propósitos.

Isso significa, na prática, considerar a questão tanto nos processos de recrutamento e seleção como nos programas de desenvolvimento profissional.

Na hora da contratação, é fundamental analisar se o perfil comportamental dos candidatos é compatível com a cultura da empresa. E, na integração dos novos colaboradores, o objetivo deve ser garantir que os valores sejam devidamente conhecidos e, depois, assimilados.

Vale lembrar que, no dia a dia da operação, também cabe ao RH assegurar que esse alinhamento seja mantido — quanto a isso, vale a pena ler um pouco mais sobre o papel do RH neste artigo.

A experiência tem mostrado que é a partir desse tipo de atuação que a empresa terá resultados positivos nos seus índices de produtividade.

E não é difícil entender por que isso acontece: em um ambiente de trabalho mais organizado, os colaboradores conseguem executar suas tarefas com mais eficiência, concentrando-se nas atividades mais importantes para o negócio.

Aliás, a sinergia entre os integrantes da equipe também é um conceito-chave no processo de gestão de pessoas. Afinal, o colaborador precisa se sentir confortável no dia a dia — isso ocorre quando ele entende o que está fazendo — e acreditar que vale a pena vestir aquela camisa.

Sem essa preocupação, a empresa pode enfrentar sérios problemas em relação à gestão da equipe, como falta de motivação, índice alto de ausências no trabalho e, o que é pior, uma taxa elevada de turn over.

Sabemos que a retenção de talentos é hoje um desafio a ser vencido pelas empresas que almejam aumentar a produtividade da equipe. Até porque ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçar recursos na capacitação de um profissional que não usará os novos aprendizados a favor do negócio.

Ter uma cultura organizacional bem definida e disseminada ajuda bastante, estimulando, inclusive, o trabalho da liderança, que se torna mais efetiva quando tem orientações mais precisas.

Esta é uma questão importante: o líder tem um papel essencial na disseminação dos valores da empresa. É ele que, no dia a dia, direciona o comportamento dos colaboradores. E, nesse contexto, é imprescindível que sua conduta seja condizente com os ideais da organização. 

Veja Também