TSE altera data da prova do concurso unificado para 8 de dezembro

Até a última terça-feira (16), o certame recebeu 547 mil inscrições preliminares

Postado em: 19-07-2024 às 06h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE altera data da prova do concurso unificado para 8 de dezembro
A mudança de data tem o objetivo de dar maior segurança aos candidatos e prazo para a preparação para as provas, informou o TSE Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou a data de aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral. O Edital nº 3/2024 foi publicado na edição de terça-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU). O documento informa sobre a prorrogação, com a data das provas transferida para o dia 8 de dezembro.

A alteração já estava prevista quando a nova Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumiu. A mudança de data tem o objetivo de dar maior segurança aos candidatos e prazo para a preparação para as provas, assegurando o tempo necessário para a apuração dos resultados e garantir a pronta nomeação após a conclusão do certame.

Por isso a nova data de realização das provas impôs o recálculo do prazo para a nomeação dos aprovados, marcada para julho de 2025, um mês depois da divulgação do resultado final das provas, previsto para ser divulgado em junho de 2025. 

Continua após a publicidade

Esses prazos decorreram da necessidade que os realizadores do certame precisam para ultimar todas as providências e fases do concurso, além de formular as alterações decorrentes da ampliação do número de vagas inicialmente oferecidas.

O texto publicado hoje traz ainda algumas adequações ao conteúdo programático para alguns cargos. Em junho, o Tribunal Superior Eleitoral já tinha publicado a ampliação do número de vagas oferecidas no concurso.

Inscrições encerradas

O prazo para a inscrição dos candidatos se encerrou na quinta-feira (18) pelo site do Cebraspe, com valor de R$ 130 da taxa para concorrer ao cargo de analista judiciário e R$ 85 para as vagas de técnico judiciário.

O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível no site do Cebraspe. A GRU Cobrança deverá ser impressa para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de inscrição on-line. 

O documento pode ser pago em qualquer banco e nas casas lotéricas e nos Correios, obedecidos os critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários. O pagamento via PIX deve ser realizado por meio do QR Code apresentado na GRU Cobrança disponibilizada no endereço eletrônico.

Até a última terça-feira (16), o TSE informou que a banca organizadora recebeu 547 mil inscrições preliminares.

Distribuição das vagas

As 412 vagas oferecidas no concurso de 2024 serão distribuídas nos quadros de pessoal do Tribunal Superior Eleitoral e de 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). (Especial para O Hoje)

Veja Também