Alunos da rede pública de Goiás conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia

A terceira edição da competição reuniu cerca de 200 instituições de ensino públicas e particulares – Foto: divulgação.

Postado em: 24-09-2019 às 17h40
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos da rede pública de Goiás conquistam 80 medalhas em Olimpíada de Astronomia
A terceira edição da competição reuniu cerca de 200 instituições de ensino públicas e particulares – Foto: divulgação.

Nielton Soares

Os estudantes da rede estadual dos ensinos fundamental II e médio de escolas de Goiás conquistaram 80 medalhas na Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA). Foram 17 de ouro, 29 de prata e 34 de bronze. A competição está na terceira edição e reuniu aproximadamente 200 instituições de ensino públicas e particulares.

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) divulgou que no nível 1, destinado a alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) foram 39 medalhas , sendo 9 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze. Já no Nível 2 (Ensino Médio) foram 41 no total, com 8 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. Participaram do nível 1, 93 escolas participantes e do nível 2, 103.

Continua após a publicidade

O vice-campeão na olimpíada de 2019 ficou com o Colégio Estadual Alceu de Araújo Roriz, de Luziânia. A instituição foi contemplada na categoria Ensino Fundamental II, ao obter 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze. No nível 2, ensino médio, foram 39 estudantes classificados com 8 medalhas de ouro, 15 de prata e 16 de bronze.

Olimpíada

A Olimpíada Goiana de Astronomia é uma promoção da Sociedade Goiana de Divulgação Científica (SGDC) e tem parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Santa Helena de Goiás. O projeto faz parte de extensão universitária. Com objetivo de desenvolver e fomentar o raciocínio lógico matemática nas escolas. O exame é individual e sem a permissão de consulta. 

 

Veja Também