Na abertura da Copa do Mundo, Catar enfrenta o Equador

A partida, que dá início ao Mundial, acontece às 13h (de Brasília) deste domingo (20), no Al Bayt Stadium, na cidade de Al Khor

Postado em: 20-11-2022 às 07h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Na abertura da Copa do Mundo, Catar enfrenta o Equador
Dono da casa, o Catar faz sua estreia em Copas do Mundo neste domingo (20), diante do Equador | Foto: QFA

A espera acabou. Neste domingo (19), a bola rola para mais uma edição da Copa do Mundo de futebol. Abrindo a competição, o Catar, dono da casa, recebe o Equador. A partida, que dá início ao Mundial, acontece às 13h (de Brasília) deste domingo (20), no Al Bayt Stadium, na cidade de Al Khor.

O duelo será o primeiro da seleção catari em uma Copa do Mundo. Os anfitriões são os únicos que farão sua estreia em um Mundial. Logo de cara, o Catar tem como missão não se juntar à África do Sul como país-sede que acabou caindo logo na fase de grupos. Dentre as 32 seleções que jogarão a competição, a equipe comandada pelo espanhol Félix Sánchez é a terceira pior no ranking da Fifa, ocupando a posição de número 50, à frente apenas de Arábia Saudita (51) e Gana (65).

Além disso, a seleção catari tem mais um desafio pela frente. Não ser o primeiro país-sede a estrear com derrota. Nos últimos sete jogos que disputou antes da Copa, venceu dois e empatou cinco. Mas, apesar do alto investimento e do título da Copa da Ásia, em 2019, os anfitriões são cotados para serem eliminados logo na fase de grupos.

Continua após a publicidade

Equador

Última seleção a divulgar a lista de convocados para a Copa do Mundo, o Equador retorna ao Mundial depois da ausência em 2018. A principal ausência da seleção equatoriana no Catar será o lateral-direito Byron Castillo, que atua no León, do México. Lesionado, o jogador também foi pivô de uma polêmica na Fifa, que quase deixou o país sul-americano fora da competição, depois de uma ação movida pelo Chile, que acusava o jogador de ter usado documentos falsos durante as Eliminatórias Sul-Americanas.

Histórico

Esta será a quarta vez na história que Catar e Equador se enfrentarão. Pela primeira vez, o duelo acontecerá em uma edição de Copa do Mundo. Nos três jogos anteriores, todos disputados de forma amistosa, cada seleção venceu uma vez. Além disso, os oponentes ficaram no empate em uma oportunidade. O último encontro aconteceu em 2018. Na ocasião, a equipe catari venceu por 4 a 3.

Ficha técnica
Catar x Equador

Data: 20 de novembro de 2022
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor (QAT)

Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)

Catar: Saad Al-Sheeb; Pedro Miguel, Bassam Al-Rawi, Tarek Salman, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Abdulaziz Hatem, Karim Boudiaf e Hassan Al Haydos; Almoez Ali e Akram Afif.
Técnico: Félix Sánchez

Equador: Alexander Domínguez; Angelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñán; Carlos Gruezo, Moisés Caicedo e José Cifuentes; Gonzalo Plata, Enner Valencia e Romario Ibarra.
Técnico: Gustavo Alfaro

Veja Também