Equador vence Catar na abertura da Copa do Mundo de 2022

Os sul-americanos fizeram 2 a 0 nos anfitriões com gols de Enner Valencia

Postado em: 20-11-2022 às 15h15
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Equador vence Catar na abertura da Copa do Mundo de 2022
Com dois gols de Enner Valencia, o Equador derrotou o Catar por 2 a 0, na abertura da Copa do Mundo | Foto; Fifa

Começou a Copa do Mundo de 2022. Na abertura do Mundial, a seleção do Catar, dona da casa, estreou com derrota, algo que jamais havia acontecido com um anfitrião. Em jogo disputado na tarde deste domingo (20), no Al Bayt Stadium, o time catari foi derrotado pelo Equador pelo placar de 2 a 0. Enner Valencia marcou os dois gols do primeiro jogo da competição.

O jogo

A primeira partida da Copa do Mundo de 2022 começou a mil por hora. Logo aos dois minutos, o Equador abriu o marcador. Depois de falta cobrada para a área do Catar, o goleiro Saad Al-Sheeb saiu todo errado e viu Félix Torres dar uma meia bicicleta para o meio, onde estava Enner Valencia, que completou de cabeça. No entanto, após checagem do VAR, o gol acabou sendo anulado por conta de um impedimento no início da jogada.

Continua após a publicidade

O lance não abateu os equatorianos, que não demoraram muito para chegar novamente. Na marca de 14 minutos, Michael Estrada deu um lançamento para Enner Valencia, que invadiu a grande área e foi derrubado por Saad Al-Sheeb. Imediatamente, o árbitro italiano Daniele Orsato assinalou a penalidade máxima. O próprio Valencia foi para a cobrança e mandou no cantinho esquerdo de Al-Sheeb, que pulou para a direita.

Ainda no primeiro tempo, veio o segundo gol do Equador. Aos 30 minutos, Moisés Caicedo recebeu na ponta direita, levou até a linha de fundo e escorou para Félix Torres, que vinha chegando de trás. O zagueiro acabou cruzando para o meio da área, onde estava Enner Valencia, que cabeceou para o chão e mandou no fundo das redes de Al-Sheeb, ampliando o placar no Al Bayt Stadium.

Perdida em campo, a seleção anfitriã teve muita dificuldade para sair jogando da defesa e para acertar triangulações no ataque. O melhor lance dos donos da casa aconteceu na marca de 40 minutos do segundo tempo, quando Mohamed Muntari, que havia entrado no lugar de Almoez Ali, recebeu um longo lançamento do campo de defesa e, de fora da área, arriscou o chute, que passou por cima da meta equatoriana.

Próximos compromissos

Catar e Equador voltam a campo já na próxima sexta-feira (25), quando abrem a segunda rodada da fase de grupos. Às 10h (de Brasília), os donos da casa enfrentam o Senegal, no Al Thumama Stadium, em Doha. Já os equatorianos encaram a Holanda, às 13h (de Brasília), no Khalifa International Stadium, também localizado na cidade de Doha.

Ficha técnica
Catar 0x2 Equador

Data: 20 de novembro de 2022
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor (QAT)

Gols: Enner Valencia (15’/1T e 30’/1T) – EQU

Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)

Catar: Saad Al-Sheeb; Pedro Miguel, Bassam Al-Rawi, Boualem Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Abdulaziz Hatem, Karim Boudiaf e Hassan Al Haydos (Mohammed Waad); Akram Afif e Almoez Ali (Mohamed Muntari).
Técnico: Félix Sánchez

Equador: Hernán Galíndez; Angelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié e Pervis Estupiñán; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco), Gonzalo Plata e Romario Ibarra (Jeremy Sarmiento); Michael Estrada (Kevin Rodríguez) e Enner Valencia (José Cifuentes).
Técnico: Gustavo Alfaro

Veja Também