Apontados como candidatos à segunda vaga do Grupo B, Estados Unidos e País de Gales se enfrentam em Al Rayyan

A partida marca o retorno das duas seleções à Copa do Mundo

Postado em: 21-11-2022 às 10h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Apontados como candidatos à segunda vaga do Grupo B, Estados Unidos e País de Gales se enfrentam em Al Rayyan
Tido como favorito à segunda vaga do Grupo B, o País de Gales retorna à Copa do Mundo depois de 64 anos | Foto: FWA

Encerrando o segundo dia da Copa do Mundo, Estados Unidos e País de Gales se enfrentam nesta segunda-feira (21), às 16h (de Brasília), no Ahmed bin Ali Stadium, situado na cidade de Al Rayyan. A partida marca o retorno das duas seleções à Copa do Mundo. Enquanto os estadunidenses ficaram fora da edição de 2018, na Rússia, os galeses não disputavam um Mundial desde 1958, ano de sua única participação, quando o torneio foi disputado na Suécia e vencido pelo Brasil.

Para a estreia, o time americano deve chegar com jogadores sem condições físicas ideais de jogo. Isso porque, enquanto as seleções europeias vivem o meio de suas temporadas, a MLS, liga estadunidense e que forneceu a maioria dos atletas para a seleção, se encerrou no início do mês, com o título do Los Angeles FC. Diante deste cenário, o treinador Gregg Berhalter, disse que é improvável que alguns atletas atuem durante os 90 minutos.

Assim como a vizinha e companheiro de grupo, Inglaterra, a seleção do País de Gales entrará em campo usando uma braçadeira de capitão nas cores do arco-íris, como uma forma de protesto contra os preconceitos sofridos pela comunidade LGBTQIA+. Quanto à escalação, o comandante Robert Page tem apenas uma dúvida. O experiente volante Joe Allen, vinha treinando à parte por conta de uma recuperação de lesão na coxa. A tendência é de que ele inicie o confronto como titular. Caso isso não aconteça, Ampadu sai da zaga e ocupa o seu lugar no meio-campo e Mepham assume a vaga de zagueiro.

Continua após a publicidade

A seleção galesa, que é apontada por muitos como a favorita à segunda colocação da chave, tenta confirmar o favoritismo diante de seu principal adversário pela posição. Já os americanos, que possuem uma geração jovem e promissora, tentam desbancar os galeses para largar na frente por uma vaga no mata-mata.

Histórico

O duelo desta segunda-feira (21) será o terceiro da história entre Estados Unidos e País de Gales. Nas duas vezes anteriores em que duelaram, as seleções empataram em uma oportunidade e os estadunidenses conquistaram uma vitória. O empate veio no jogo mais recente. Em um amistoso disputado em novembro de 2022, em Swansea, no País de Gales, europeus e norte-americanos não saíram do 0 a 0.

Ficha técnica
Estados Unidos x País de Gales

Data: 21 de novembro de 2022
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Ahmed bin Ali Stadium, em Al Rayyan (QAT)

Árbitro: Abdulrahman Al-Jassim (QAT)
Assistentes: Taleb Al Marri (QAT) e Saoud Al Maqaleh (QAT)
VAR: Abdulla Al-Marri

Estados Unidos: Matt Turner; Sergiño Dest, Walker Zimmermann, Tim Ream e Antonee Robinson; Tyler Adams, Yunus Musah e Weston McKennie; Timothy Weah (Brenden Aaronson ou Giovanni Reyna), Jesús Ferreira (Josh Sargent) e Christian Pulisic.
Técnico: Gregg Berhalter

País de Gales: Wayne Hennessey; Ethan Ampadu, Joe Rodon e Ben Davies; Connor Roberts, Joe Allen (Chris Mepham), Aaron Ramsey e Neco Williams; Gareth Bale, Kieffer Moore e Daniel James.
Técnico: Robert Page

Veja Também