Terça-feira, 19 de março de 2024

Fechando a primeira rodada da fase de grupos, Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo diante da Sérvia

O duelo entre brasileiros e sérvios acontece às 16h (de Brasília), Lusail Stadium

Postado em: 24-11-2022 às 08h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Fechando a primeira rodada da fase de grupos, Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo diante da Sérvia
Contra a Sérvia, Tite deve mandar a campo uma escalação ofensiva, com quatro homens de frente | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Favorita à conquista do título, a Seleção Brasileira faz, nesta quinta-feira (25), sua estreia na Copa do Mundo. Às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium, na cidade de Lusail, o Brasil, do técnico Tite, encara a Sérvia. A partida fecha a primeira rodada do Mundial, que começou no último domingo (20), com a vitória do Equador em cima do Catar, dono da casa.

Para enfrentar os sérvios, Tite deve mandar a campo uma formação totalmente ofensiva, com quatro homens no ataque. Mesmo fechando os últimos treinamentos antes da estreia, a tendência é de que o treinador mandará a campo uma formação com Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr no setor ofensivo. Desta maneira, o meio de campo seria formado apenas por Casemiro e Lucas Paquetá.

Na coletiva que antecedeu o confronto, Tite preferiu não confirmar a escalação. Segundo o comandante, ele não dará a oportunidade de seu adversário saber o que pretende usar como estratégia para estrear na Copa do Mundo com vitória.

Continua após a publicidade

“A equipe não vou definir, para não dar ao adversário a oportunidade de saber. As variações vocês sabem e não vou falar. Eu faço escolhas, agrado a uns e outros, não. Isto é da escolha e da função do técnico, mas os atletas do meio para frente se escolheram também. Em cada clube, eles estão com protagonismo e qualidade excepcionais”, disse Tite.

Sérvia

Primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2022, a Sérvia, do técnico Dragan Stojkovic, chega para a partida com uma dúvida em sua escalação. Isso porque o meia Filip Kostic, da Juventus, da Itália, se recupera de lesão e tem presença incerta na estreia dos sérvios no Mundial. Em contrapartida, o atacante Mitrovic, do Fulham, da Inglaterra, que tinha sofrido uma lesão no pé, no dia 29 de outubro, está recuperado e não deve ser problema para encarar a seleção brasileira.

Histórico

Esta será a terceira vez na história que o Brasil enfrentará a Sérvia, sendo a segunda em uma edição de Copa do Mundo. Coincidentemente, no Mundial da Rússia, em 2018, as duas seleções também estiveram na mesma chave. Na ocasião, pela terceira e última rodada da fase de grupos, os brasileiros venceram os sérvios por 2 a 0. Naquele 27 de junho, Paulinho e Thiago Silva anotaram os gols do triunfo brasileiro.

O outro jogo entre Brasil e Sérvia aconteceu há oito anos. Em preparação para a Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira, à época comandada por Felipão, enfrentou e derrotou os sérvios, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, por 1 a 0. O tento da vitória sul-americana foi anotado pelo atacante Fred, que pendurou as chuteiras neste ano.

Ficha técnica
Brasil x Sérvia

Data: 24 de novembro de 2022
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Lusail Stadium, em Doha (QAT)

Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRA) e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr.
Técnico: Tite

Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Mladenovic e Tadic; Mitrovic e Vlahovic.
Técnico: Dragan Stojkovic

Veja Também