Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Brasil vence a Suíça e garante classificação para as oitavas da Copa do Mundo

Com gol de Casemiro, a Seleção Brasileira bateu os suíços pelo placar de 1 a 0

Postado em: 28-11-2022 às 14h54
Por: Breno Modesto
Com gol do volante Casemiro, a Seleção Brasileira derrotou a Suíça pelo placar de 1 a 0, no Stadium 974, em Doha | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo. Com uma rodada de antecedência, os comandados do técnico Tite se garantiram nas oitavas de final do Mundial. A classificação veio após a vitória de 1 a 0 contra a Suíça, no Stadium 974, em Doha. Casemiro foi o autor do gol que garantiu a vitória à equipe brasileira.

Com o resultado, o Brasil se mantém na ponta do Grupo G. Agora, com seis pontos. Na vice-liderança, aparece a própria Suíça, com três pontos conquistados. Camarões e Sèrvia, ambos com um ponto cada, completam a chave. Na próxima rodada, os brasileiros enfrentarão os camaroneses, enquanto que os europeus do grupo duelarão por uma vaga na próxima fase. As partidas acontecerão na sexta-feira (2), às 16h.

O jogo

Continua após a publicidade

A segunda partida do Brasil na Copa do Mundo de 2022 teve um primeiro tempo bastante amarrado. Tanto que as oportunidades de gol na primeira etapa foram escassas. Quando se aproximavam da grande área da Suíça, os brasileiros não conseguiam oferecer perigo ao goleiro Sommer. Do outro lado, acontecia a mesma coisa com os suíços.

A primeira finalização mais perigosa aconteceu aos 26 minutos, quando Éder Militão acionou Raphinha, na ponta direita. Assim que recebeu a bola, o camisa 11 dominou e fez o cruzamento para a segunda trave, onde estava Vini Jr., que chegou chutando de primeira. Mesmo sem muita força, o chute do atacante brasileiro fez com que Sommer espalmasse.

Quatro minutos depois, foi a vez de Raphinha arriscar. Depois de tabelar com Éder Militão, o atacante puxou para o meio e, da entrada da área, resolveu arriscar. A finalização de perna esquerda, que saiu reta, ficou fácil para a defesa do goleiro Sommer, que encaixou e não deu rebote. Enquanto isso, os suíços não conseguiam ser precisos em suas chegadas.

Na etapa final, o Brasil chegou a abrir o placar com Vini Jr., aos 18 minutos, mas, após checagem do VAR, o lance acabou anulado. Por conta de uma participação de Richarlison, em posição irregular, no começo da jogada, o tento anotado pelo camisa 20 acabou sendo invalidado pela arbitragem de Ivan Barton.

A seleção brasileira continuou insistindo e, na marca de 37 minutos, conseguiu marcar o gol que lhe deu a vitória. Marquinhos lançou rasteiro para Vini Jr., na ponta direita. O camisa 20 trouxe para o meio e tocou para Rodrygo, que estava na entrada da área. Imediatamente, o atacante, que havia entrado no lugar Lucas Paquetá, serviu Casemiro, que estava dentro da área. De primeira, o volante deu uma “chicotada” na bola e mandou no ângulo de Sommer, que não conseguiu fazer a defesa para evitar o gol e o triunfo brasileiro.

Ficha técnica
Brasil 1×0 Suíça

Data: 28 de novembro de 2022
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Stadium 974, em Doha (QAT)

Gol: Casemiro (37’/2T) – BRA

Árbitro: Ivan Barton (ESA)
Assistentes: David Moran (ESA) e Zachary Zeegelaar (SUR)
VAR: Drew Fischer (CAN)

Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vini Jr.
Técnico: Tite

Suíça: Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Sow (Aebischer), Rieder (Steffen), Xhaka e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic).
Técnico: Murat Yakin

Veja Também