Com três seleções na briga, Grupo A chega à sua última rodada

Holanda, Equador e Senegal brigam pelas duas vagas nas oitavas de final

Postado em: 29-11-2022 às 08h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Com três seleções na briga, Grupo A chega à sua última rodada
Líder do Grupo A, a Holanda precisa apenas empatar com o Catar para se classificar para as oitavas de final | Foto: KNVB

Vai começar a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. Às 12h (de Brasília) desta terça-feira (29), o Grupo A, que conta com o Catar, dono da casa e que já está eliminado, será o primeiro a ser definido. Das quatro seleções da chave, apenas os catari estão eliminados. Enquanto isso, Holanda, Equador e Senegal brigam pelas duas vagas nas oitavas de final.

Holanda x Catar

De todas as três seleções que estão na briga pela classificação, a Holanda é quem, na teoria, chega com a maior vantagem. Líder do grupo, com quatro pontos conquistados até aqui, a Laranja Mecânica precisa apenas empatar com o Catar, já eliminado, para garantir sua presença nas oitavas de final do Mundial. As duas equipes se enfrentarão no Al Bayt Stadium.

Continua após a publicidade

Para o duelo, o técnico Louis Van Gaal espera que a Holanda tenha um desempenho melhor do que teve contra o Equador, na última sexta-feira (25), que terminou empatado. O treinador mostrou-se insatisfeito com a falta de “agressividade” de seus comandados, que, segundo ele, estão tendo apatia no momento de construir as jogadas e definir as oportunidades para fechar o resultado.

Do outro lado, o Catar, que disputa a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, tenta se despedir do torneio com vitória. Nos dois jogos que disputou até aqui, foram duas derrotas e apenas um gol marcado. Para a despedida catari, o técnico espanhol Félix Sánchez não terá nenhum desfalque para escalar sua equipe titular.

Equador x Senegal

No que promete ser um dos melhores jogos do dia, o Equador, que também tem quatro pontos e que divide a liderança do Grupo A com a Holanda, tenta, pela segunda vez em sua história, chegar às oitavas de final da principal competição de futebol, algo que aconteceu apenas em 2006, na Alemanha.

O mesmo acontece com Senegal, que disputa a Copa do Mundo pela terceira vez em sua história. Em 2002, ano da primeira participação senegalesa na competição, o país africano, que passou por um grupo que tinha a França, que, à época, era a atual campeã mundial, avançou até às quartas, onde perdeu para a Turquia, na prorrogação.

Quem vencer, estará nas oitavas. Em caso de empate, os equatorianos é quem passam. Num cenário improvável, os dois podem avançar. Para isso, Senegal tem de derrotar o Equador, que tem que torcer para o Catar vencer e tirar o saldo de gols da Inglaterra.

Veja Também