Espanha tenta confirmar vaga e Alemanha busca um milagre

Pelo Grupo E, a Fúria precisa de um empate para ir às oitavas, enquanto que os alemães precisam de uma combinação de resultados

Postado em: 01-12-2022 às 08h00
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Espanha tenta confirmar vaga e Alemanha busca um milagre
Na liderança do Grupo E, com quatro pontos conquistados, a Espanha tenta confirmar a primeira colocação da chave | Foto: RFEF

Considerado como o “grupo da morte” desta edição da Copa do Mundo, o Grupo E, que tem a Espanha como líder, conhecerá, nesta quinta-feira (1), seus dois classificados para as oitavas de final do Mundial. Com quatro pontos conquistados e com um saldo de gols de +7, os espanhóis são quem estão em melhor condição. Para ir ao mata-mata, basta um empate diante do Japão, no Khalifa International Stadium.

Para o duelo, o técnico Luis Enrique pode poupar o volante Sergio Busquets, do Barcelona, que tem dois cartões amarelos e está pendurado. Além disso, a questão física do jogador é algo que preocupa. O staff espanhol quer deixar o atleta “descansando” para o mata-mata. No treinamento da última terça-feira (29), os meias Gavi e Pedri foram poupados. No entanto, a dupla não deve ser desfalque para o duelo contra os japoneses. O primeiro chegou a sentir dores musculares. Porém, não preocupa.

Do lado do Japão, o técnico Hajime Moriyasu pode ter até dois desfalques para enfrentar os espanhóis. O volante Wataru Endo e o lateral-direito Hiroki Saka, titulares nos dois jogos que a seleção japonesa fez nessa Copa do Mundo, reclamaram de problemas físicos e podem não enfrentar a Roja.

Continua após a publicidade

Assim como a Espanha, o Japão depende apenas das próprias forças para ir ao mata-mata. Basta vencer. Caso não consiga, terá de ficar de olho no resultado do outro jogo. Se empatar, os japoneses terão de torcer por um empate entre Costa Rica e Alemanha. Caso a Alemanha vença, a definição pode ser nos critérios de desempate.

Costa Rica x Alemanha

Com apenas um ponto conquistado, a Alemanha chega muito pressionada à última rodada da fase de grupos do Mundial. Isso porque precisa de uma combinação de resultados para evitar o vexame de ser eliminada logo na primeira fase da Copa do Mundo, como aconteceu em 2018, na Rússia.

Além de vencer a Costa Rica, os alemães precisam de um triunfo da Espanha em cima do Japão. Esta é a única maneira possível para que a Alemanha volte a disputar a fase mata-mata da competição.

Do outro lado, os costarriquenhos, que foram massacrados pelos espanhóis, na primeira rodada, se recuperaram diante dos japoneses, e também possuem chances de avançar. Assim como os alemães, precisam vencer e ficar de olho na outra partida. Um empate entre Espanha e Japão já basta.

O encontro entre Costa Rica e Alemanha acontecerá às 16h (de Brasília), no Al Bayt Stadium. Quem avançar em primeiro, enfrentará, nas oitavas, o segundo colocado do Grupo F, que, atualmente, é o Marrocos. Quem ficar em segundo, pega o primeiro do Grupo F, que, atualmente, é a Croácia.

Veja Também