Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Portugal e Suíça batalham pela última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo

No Lusail Stadium, as seleções europeias fazem o último jogo das oitavas de final do Mundial

Postado em: 06-12-2022 às 10h30
Por: Breno Modesto
Especulado no futebol árabe, Cristiano Ronaldo tem a missão de ajudar Portugal a chegar às quartas | Foto: FPF

A última seleção classificada para as quartas de final da Copa do Mundo de 2022 será europeia. Isso porque, nesta terça-feira (6), às 16h (de Brasília), Portugal e Suíça se enfrentam, no Lusail Stadium, para decidir quem ficará com a última vaga restante à próxima fase do Mundial.

Na primeira fase, as duas seleções conquistaram seis pontos. No entanto, elas chegaram de maneira diferente às oitavas de final. Enquanto a seleção portuguesa estava classificada desde a segunda rodada, a suíça precisou vencer a Sérvia na terceira rodada para carimbar seu passaporte ao mata-mata.

Para o duelo, o técnico de Portugal, Fernando Santos, deve contar com o retorno do volante Otávio, que não jogou contra o Uruguai por conta de uma lesão na coxa direita. No entanto, os portugueses não terão a presença do volante Danilo Pereira, que fraturou três costelas em um treinamento, mas que ainda pode retornar ao time até o fim do torneio, e do lateral Nuno Mendes, que está fora do restante do Mundial.

Continua após a publicidade

Quem está confirmadíssimo é o atacante Cristiano Ronaldo. Nesta segunda-feira (5), o astro, que deixou o Manchester United recentemente, teve seu nome ligado ao Al-Nassr, da Arábia Saudita. Segundo o jornal Marca, da Espanha, CR7 está próximo de acertar um contrato de dois anos com a equipe saudita e receberia algo em torno de 200 milhões de euros (R$ 1,09 bilhão) por ano, entre salário e acordos de publicidade.

Suíça

Do lado suíço, o técnico Murat Yakin terá força máxima para enfrentar Portugal. Ausências no último jogo da fase de grupos, o goleiro Sommer e o zagueiro Elvedi retornam e devem iniciar a partida entre os titulares. Desta maneira, a Suíça deve ter uma formação semelhante à que jogou contra o Brasil. A única diferença é a entrada de Shaqiri, que estava lesionado no confronto diante da seleção brasileira.

Histórico

A partida desta terça-feira (6) será a vigésima sexta da história entre Portugal e Suíça. Pela primeira vez, o duelo acontecerá em uma edição de Copa do Mundo. Até aqui, o histórico registra uma vantagem dos suíços, que levaram a melhor em 11 oportunidades. Os portugueses venceram nove vezes. Além disso, as seleções empataram em outros cinco jogos.

Os últimos confrontos entre eles aconteceram há quase seis meses. Integrantes do mesmo grupo da Nations League, Portugal e Suíça mediram forças em junho. Cada um venceu o duelo em seu país. Em solo português, 4 a 0 para os comandados de Fernando Santos. Já em território suíço, o placar foi de 1 a 0 para a equipe comandada por Murat Yakin.

Ficha técnica
Portugal x Suíça

Data: 6 de dezembro de 2022
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Lusail Stadium, em Lusail (QAT)

Árbitro: César Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin (MEX) e Miguel Hernández (MEX)
VAR: Drew Fischer (CAN)

Portugal: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Cancelo; Rúben Neves, Otávio, Bruno Fernandes e Bernardo Silva; João Félix e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Fernando Santos

Suíça: Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Vargas e Sow; Embolo.
Técnico: Murat Yakin

Veja Também