Abrindo as quartas de final da Copa do Mundo, Brasil enfrenta a Croácia

Às 12h (de Brasília), os comandados do técnico Tite enfrentam a Croácia, atual vice-campeã mundial, no Education City Stadium

Postado em: 09-12-2022 às 07h45
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Abrindo as quartas de final da Copa do Mundo, Brasil enfrenta a Croácia
Tite tenta levar o Brasil de volta à semifinal, algo que aconteceu apenas uma vez nas últimas edições do Mundial | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Dando início às quartas de final da Copa do Mundo de 2022, o Brasil tenta exorcizar um fantasma recente. Desde que se tornou pentacampeã mundial, no ano de 2022, a seleção brasileira foi eliminada na atual fase do torneio em três das quatro edições realizadas após o pentacampeonato. Em todas elas, um europeu foi o algoz. Assim como seu adversário de logo mais.

Às 12h (de Brasília), os comandados do técnico Tite enfrentam a Croácia, atual vice-campeã mundial, no Education City Stadium, na cidade de Doha, e tentam chegar à semifinal, algo que, nas últimas quatro edições da competição, só aconteceu em 2014, quando o Brasil acabou sendo goleado pela Alemanha.

Para o confronto desta sexta-feira (9), Tite deve contar com o retorno do lateral-esquerdo Alex Sandro, que, mesmo em recuperação de lesão no quadril, treinou com o grupo e não apresentou nenhuma restrição de movimentos. No entanto, o comandante da seleção brasileira disse que a tendência é que ele não comece o jogo contra a Croácia. Desta maneira, a tendência é de que a escalação usada na vitória contra a Coreia do Sul seja repetida.

Continua após a publicidade

Croácia

Do lado croata, o astro Luka Modric tratou de jogar o favoritismo do confronto para o Brasil. Companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, o meia rasgou elogios ao colega de clube e admitiu que espera muita dificuldade diante da seleção brasileira no duelo pelas quartas de final da Copa do Mundo. Apesar de colocar os sul-americanos como favoritos, o jogador afirmou que a seleção croata quer ir mais além.

“Fizemos algo muito bom de chegar às quartas de final. Mas, independentemente disso, queremos mais. A maior partida da Copa do Mundo está à nossa frente. O Brasil é sempre favorito. Mas, especialmente nesta Copa do Mundo, acredito que mereça, sim, ser favorito. Temos que ser nós mesmos, dar nosso melhor. Assim como já fizemos aqui em cada partida. Temos que dar o nosso melhor. Se assim fizermos, teremos a chance de vencer. Não podemos ficar satisfeitos só com as quartas”, disse Luka Modric.

Histórico

A partida desta sexta-feira (9) será a quinta da história entre Brasil e Croácia. Até aqui, o histórico do confronto apresenta domínio amplamente brasileiro. São três vitórias da seleção brasileira e um empate. Além disso, esta será a terceira vez que os países duelarão em uma edição de Copa do Mundo. As outras duas aconteceram em 2006 e em 2014. Ambos os confrontos foram vencidos pelos brasileiros.

Ficha técnica
Brasil x Croácia

Data: 9 de dezembro de 2022
Horário: 12h (de Brasília)
Local: Education City Stadium, em Doha (QAT)

Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol Van Boekel (HOL)

Brasil: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison, e Vini Jr.
Técnico: Tite

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic (Sosa); Brozovic, Modric e Kovacic; Kramaric, Orsic (Livaja) e Perisic.
Técnico: Zlatko Dalic

Veja Também