Verde que te quero perto

Com muitas possibilidades de uso, os jardins verticais trazem o verde para dentro de ambientes compactos e espaços como casas e restaurantes

Postado em: 04-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Verde que te quero perto
Com muitas possibilidades de uso, os jardins verticais trazem o verde para dentro de ambientes compactos e espaços como casas e restaurantes

O desejo de ter o verde mais presente em nosso dia a dia é uma realidade cada vez mais comum. A sensação de bem-estar, a leveza e o aconchego que a natureza traz ao ambiente fazem com que muitos sonhem em ter um jardim, seja em casa ou no trabalho. Entretanto, a falta de espaço para uma bela área verde pode ser um empecilho para que esse sonho seja concretizado. Nesse cenário, a tecnologia e a criatividade chegam para ajudar a fazer com que os jardins subam pelas paredes e, mesmo em lugares compactos, seja possível trazer a natureza para perto.

Uma das características mais marcantes dos jardins verticais é a versatilidade de uso. Eles po­dem estar em casas, escritórios, projetos corporativos ou comerciais, em espaços compactos ou em grandes muros verdes. “Os jardins verticais são muito utilizados em ambientes mais compactos sendo eles externos, em áreas abertas ou não, porque é uma solução que se adapta perfeitamente em qualquer espaço, seja em uma residência, dentro de uma loja, ou em um restaurante. Para o projetista, esteticamente falando, é uma solução que traz resultados sempre muito positivos”, destaca a arquiteta goiana Mariela Romano.

Os jardins verticais se tornaram uma tendência em ambientes gastronômicos. Segundo a arquiteta  Mariela Romano, os jardins verticais trazem sensação de bem-estar ao espaço, o que garante a preferência em ambientes como restaurantes. “Os jardins verticais GreenWall Ceramic em ambientes gastronômicos estão cada vez mais presentes. Hoje, nesses locais onde as pessoas geralmente estão almoçando, tomando um sorvete ou um café, geralmente os painéis verdes estão associados a um momento de lazer, de relaxamento, de pausa das atividades do dia. Os jardins verticais são mui­to aceitos e utilizados também para levar a sensação proximidade com a natureza ao espaços gas­­tronômicos, como se a pessoa estivesse em casa com um lindo jardim, para trazer ao usuário essa sensação de bem estar que a natureza proporciona”, finaliza a arquiteta.

Continua após a publicidade

Espaços compactos

“O GreenWall Ceramic é uma solução para muros verticais provido de um sistema eficiente de irrigação  para projetos corporativos, comerciais e residenciais. Esta solução leva mais natureza aos ambientes acinzentados das grandes ci­dades, garantindo a presença do verde nas edificações, sem exigir a necessidade de espaços amplos para sua construção”, explica Patricia Maciel Maia, diretora comercial da marca.

Segundo Patricia Maia, os jardins verticais, além de reduzirem a poluição sonora, diminuem também a poluição do ar e apresentam melhor resultado em isolamento térmico e acústico, por se tratar de produto cerâmico. Em ambientes fechados, uma parede verde pode diminuir em até 3ºC a temperatura, sem contar o aspecto visual e a liberdade de criação do profissional que utiliza o sistema.

“O jardim vertical pode ser implantado em ambientes internos e externos, oferecendo o sistema construtivo ideal para que a criatividade de cada arquiteto paisagista possa fluir livremente. A solução permite o cultivo de diversas espécies vegetais, com destaque para aromáticas, flores nativas e exóticas, temperos para cozinha e horta, entre outras plantas. A escolha das plantas e espécies vegetais deve somente seguir o critério de adequação às características climáticas e exposição ao sol lo­cal”, ressalta a diretora comercial. 

Veja Também