Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Duas das fantasias mais consagradas e poderosas do Carnaval ganham uma produção caprichada com dicas de maquiagem para quem quer arrasar nos bloquinhos

Postado em: 06-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Duas das fantasias mais consagradas e poderosas do Carnaval ganham uma produção caprichada com dicas de maquiagem para quem quer arrasar nos bloquinhos

Júnior Bueno

Desde que Theda Bara imortalizou a imagem sedutora de Cleópatra nas telas de cinema em 1917, que a soberana do Nilo é uma das fantasias mais usadas nos carnavais pelo mundo, sobretudo no Brasil, o reino en­can­tado da folia. Assim como Carmem Miran­da, que apesar de ter nascido em Portugal, se tornou sinônimo da alegria brasileira e a cara do Carnaval tupiniquim. 

Além da trajetória controversa, os cuidados com a beleza de Cleópatra, que governou o Egito, fizeram da rainha um ícone até hoje. Há registros que dizem que ela foi a primeira mulher a usar pigmento vermelho nos lábios. No cinema, além da já citada Theda Bara, não foram poucas as divas que interpretaram a rainha – a mais famosa delas estrelada por Elizabeth Taylor, em 1963 – e que ajudaram a eternizá-la como uma das mais belas mulheres da História. 

Continua após a publicidade

Já Carmem Miranda é cheia de balangandãs e salamaleques, mas não menos vaidosa e cheia de bossa. Além de criar a célebre imagem da bai­ana estilizada, a cara do Carnaval, Carmen eternizou marchinhas como Taí e Mamãe, Eu Quero, tocadas até hoje. Turbante, frutas, babados e badulaques ajudam a compor o figurino de uma das personagens mais simbólicas e inspiradoras do Brasil.

Para quem quer homenagear as icônicas divas, o Essência traz dicas de maquiagem do expert Cos­­ta, maquiador oficial da empresa de cosméticos Natura, para compor fantasias incríveis para quem quer arrasar nos bloquinhos, todas fáceis de reproduzir em casa. Depois é só cair na folia.

Cleópatra

1 – Primeiro, a pele da modelo Jennifer Barreto foi preparada com a base líquida efeito tensor cor bege-claro. Sua tecnologia lifting radiante melhora a elasticidade e a firmeza da pele em qualquer idade. Com o delineador em caneta preto, Marcos traçou uma linha ao redor dos olhos, com duas pontas que ultrapassam um pouco o fim da sobrancelha. De fácil aplicação, o delineador proporciona um traço fino e preciso.

2 – Para dar um toque sofisticado e radiante, o blush compacto cor bronze foi aplicado nas maçãs com o pincel para blush.

3 – Nos lábios, o eleito foi o batom intenso com FPS 15 marrom 1. A alta cobertura e a hidratação intensa são ideais para curtir a folia. 

4 – Por último, o tom de rosa da sombra ultrapigmento duo cor 4 foi usado levemente abaixo das sobrancelhas, na testa, no queixo e na ponte do nariz (entre os olhos), como iluminador. 

 

Carmem Miranda

1 – Para começar, a pele foi preparada com a base 3 em 1 marrom médio 36. Apesar de esse produto contar com os benefícios de corretivo, da base e do pó, o maquiador também optou pelo corretivo bege castanho 3 e pelo pó compacto marrom-claro 48 nas pálpebras, no queixo e na ponte do nariz. O motivo? Resistir a muitas horas de folia com o make intacto.

2 – Depois, toda a pálpebra móvel foi preenchida com uma sombra na cor azul royal. “A sombra azul é curinga, vai bem com todos os tons de pele”, diz Marcos. Depois, foi aplicada uma camada extra de sombra na cor roxa. Ambas as sombras fazem parte da coleção Aquarela da Natura.

3 – Já o delineador líquido preto foi aplicado em todo o contorno dos olhos, com direito a pontas dramáticas nos cantos interno e externo. Para finalizar, mais sombra azul rente aos cílios inferiores e uma máscara alongadora para cílios.

4 – Para os lábios, foi escolhido um batom na cor coral. O ideal é dar preferência para algum que possua vitamina E e efeito antioxidante, para uma super-hidratação. 

 

 

Veja Também